Inpe desenvolve tecnologia para previsão de tempestades

Author Photo
6:36 pm - 06 de setembro de 2016

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolveram uma tecnologia que tem como intuito realizar a previsão imediata de tempestades.

“A previsão é tão precisa, que será possível dizer quando e quanto vai chover em determinado bairro”, afirma Luiz Augusto Machado, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe. Ele coordena a equipe de mais de 50 cientistas brasileiros e estrangeiros que trabalham no SOS Chuva.

Com a ferramenta, a ideia, segundo Machado, é orientar a população em detalhes, evitando uma série de acidentes em decorrência de queda de árvores, raios, deslizamentos de terra ou inundações. “Isso é nova ciência”, completa.

Chamada de SOS Chuva, a ferramenta irá fornecer para a população informações sobre a ocorrência de raios, rajadas de vento e chuvas de granizo, incluindo o tamanho das pedras. Além de reduzir o número de mortes causadas por deslizamentos de terra e inundações, os dados serão aplicados para expandir a agricultura de precisão, diminuindo os prejuízos provocados por eventos extremos. 

Os equipamentos já foram instalados, e a expectativa dos pesquisadores é que a solução entre em operação em novembro deste ano, em Campinas (SP).

Com capacidade para cobrir uma área de 100 quilômetros, o radar usado no SOS Chuva custou 600 mil euros, pagos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que investiu R$ 3 milhões no projeto. Embora o Brasil já disponha de radares desse tipo, o conhecimento ainda é restrito. 

A proposta também prevê que a população se aproprie do SOS Chuva, por meio de aplicativo, por meio do qual os usuários poderão interagir e enviar informações. “A ideia é que daqui um ano, todo mundo tenha o app para poder se proteger”, afirma Machado.

*Com informações do MCTIC

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas