Os ‘quatro Ps’ dos serviços digitais e o que isso importa para seu negócio

Quem estudou ou tem conhecimento de marketing sabe a importância dos 4 Ps (produto, praça, preço e promoção) para suas estratégias. Mas o que acontece com esse conceito quando se fala em serviços digitais?
David Yockelson, vice-presidente de pesquisas da Forrester, relata que organizações focadas em serviços que procuram ajudar empresas em suas jornadas de transformação digital vão ao mercado com abordagem e mensagem tradicionais, sem fazer qualquer ajuste na mensagem, estratégia ou necessidade de clientes. Mudar o foco, contudo, é fundamental nesse novo cenário.
Yockelson aconselha que provedores de serviços de tecnologia revisitem seus posicionamentos centrais e mensagens, em linha com os 4 Ps do mundo digital, listados abaixo. Segundo ele, somente assim será possível conquistar o coração do cliente do cliente e levar diferencial competitivo para a companhia.
Propósito
Aqui, é preciso responder perguntas como: o que “digital” significa para a estratégia de negócios de um cliente? A estratégia é de aceleração da receita ou redução de custos? Ela busca a criação de eficiência interna para funcionários ou fornece novos locais de compra para o cliente? O que cada um deles significa nos mercados verticais nos quais os prestadores vedem?
Presença
Se esforços digitais estão focados no âmbito externo, e, portanto, para qualquer mercado no qual um fornecedor vende, quais são os imperativos de condução de receitas necessários para os clientes? Como devem os clientes de seus clientes ser engajados?
Plataforma
Se os esforços digitais estão focados internamente, o que irá conduzir a eficiência da força de trabalho para os clientes de um fornecedor? Como podem seus funcionários ou parceiros serem treinados de forma eficaz? Como pode a dinâmica da sua organização como um todo ser otimizada?
Produto
Hoje, a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) tornou-se quase não-específica quanto digital. Mas existem inúmeros benefícios potenciais com respeito a criar ou reforçar relações com clientes por meio de IoT, permitindo mineração de dados e apoio de produtos em campo. Pense nisso como oportunidade para a empresa.