Aché Laboratórios migra para nuvem e amplia engajamento de funcionários

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3:59 pm - 13 de maio de 2016
Com o intuito de ampliar engajamento dos seus 4,5 mil colaboradores, especialmente das equipes externas de geração de demanda e vendas que somam cerca de duas mil pessoas, o Aché Laboratórios migrou todo o ambiente tecnológico da companhia para o Office 365, unificando todas as áreas em uma plataforma na nuvem.
O projeto, que durou aproximadamente seis meses para ser implementado, foi realizado pela Brasoftware, provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil. Além do aumento na produtividade, a iniciativa também trouxe redução de custos com infraestrutura em aproximadamente 20%.
“A solução da Microsoft possibilitou ao Aché uma maior colaboração e integração entre os funcionários, além de agregar serviços que fazem parte do pacote. Dentre eles, destaco a expansão do uso do Sharepoint Online, Skype for business para todos os colaboradores e o Yammer, uma rede social corporativa que trouxe melhor aproximação entre áreas internas e Forças de Demanda e Vendas”, avalia Eduardo Kondo, CIO do Aché.
Outro benefício conseguido com a implementação foi redução do tempo gasto pela equipe de TI para administrar o ambiente com tamanha amplitude de usuários. De acordo com Giacomo Ortolan, gerente comercial da Brasoftware, algumas atividades como configuração do ambiente, backup e storage, que demandavam tempo considerável, foram otimizadas com a migração para o Office 365. 
“A equipe deixa de ter não só fisicamente esse trabalho, como também facilitou a configuração do ambiente e ganhou novos recursos com a solução. O laboratório tinha novas necessidades que conseguiram ser endereçadas com o ambiente na nuvem”, pontuou.
O projeto também permite ao Aché mais controle e acesso às informações, melhorando o nível de serviços (e-mail, por exemplo) e de disponibilidade do usuário.
 
Recursos on-line
O projeto contemplou recursos do pacote Office 365 como OneDrive, que permite salvar e compartilhar dinamicamente a troca de arquivo entre usuários da companhia, além de poder acessá-los em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Cada usuário ganhou 1 TB de espaço para uso.
 
Com a plataforma social Yammer, parte do Office 365, a comunicação interna da companhia pode ser aprimorada, possibilitando aos usuários compartilhar experiências e promover lançamentos produtos.
 
Com foco nos clientes, o Yammer permite a criação de redes de negócios com parceiros que também utilizam a ferramenta. É possível criar uma rede compartilhada e trocar informações de forma controlada. “Hoje o usuário ganhou mais recursos para ser colaborativo e produtivo”, concluiu Kondo.
 
Outro recurso usado foi o Skype for Business, que permite participação em reuniões on-line e maior comunicação entre colaboradores, resultando em produtividade e redução de custos com viagens e deslocamentos.
 
A parte de segurança também foi aprimorada. Com o Office 365, o Aché passa a ter uma camada de proteção mais robusta com auditoria, gestão sobre vazamento de informação e sobre propriedade de documento (prevenção de  vazamento de informação).

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