FBI está trabalhando para… manter cidadãos desprotegidos

Author Photo
12:47 pm - 27 de abril de 2016
Você sabia que o governo dos Estados Unidos está sentado em sua reserva Zero-Day? A Zero-Day é uma vulnerabilidade de software que permite ignorar ou reduzir restrições de segurança, permitindo cortar sistemas que utilizam esse software. Esse elemento não é restrito a cibercriminosos.  
“São armas estratégicas nas mãos dos estados-nação, incluindo a América”, escreveu Jon Evans jornalista e engenheiro de software ao site Tech Crunch. Segundo ele, essa brecha até certo ponto faz sentido. “Diga o que quiser sobre a NSA, mas o Zero-Day é, sem dúvida, parte de seu trabalho. O FBI, por outro lado tem como principal tarefa proteger o povo norte-americano.”
Mas não se engane, completa ele. Cada Zero-Day que existe, nas mãos de qualquer pessoa, faz com que todos fiquem menos seguros. Essa existência não revelada faz todo mundo que usa hardware ou software mais vulneráveis – e o número de tais inocentes é quase sempre muito maior do que o número de suspeitos de crimes.
Como o FBI invadiu a rede Tor em fevereiro passado?  Naturalmente, eles não vão revelar, mas parece provável que eles usaram o Zero-Day no navegador TOR, que é executado na mesma base de código fundamental do Firefox e usado por centenas de milhões de pessoas que estão menos seguras porque a vulnerabilidade não foi relatada.
Em sua análise, o especialista considera, ainda, o caso do atirador de San Bernardino, nos Estados Unidos, no qual o FBI tentou obrigar a Apple a desbloquear o aparelho como parte da investigação. A gigante de tecnologia negou a fazê-lo, mas o FBI encontrou outra forma. O método de desbloqueio provavelmente vai permanecer em segredo. “Foi outro exemplo de como usar o Zedo-Day de outras formas.”
Esse não é um caso isolado, afirma Evan. O FBI está tentando cortar caminho em torno de criptografia há mais de uma década. Como conclusão, o especialista observa que qualquer pessoa com poder e Zero-Days são, hoje, poderosos, e naturalmente inclinados a desistir de algum tipo de benefício marginal espalhado por milhões de outras pessoas. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas