Com cloud em alta, demanda por redes WAN definidas por software cresce

Author Photo
10:49 am - 28 de março de 2016
As redes definidas por software já chegaram aos data centers com o intuito de fornecer agilizadade e respostas necessárias às demandas de cloud das empresas. O foco até 2020 é a busca pela otimização desse cenário e, portanto, a mudança para as redes WANs (wide area networks), de acordo com a IDC.
A previsão é de que, até 2020, a demanda por esse tipo de rede, bem como o mercado de serviços, alcance US$ 6 bilhões e que a taxa de crescimento composto chegue a 90% ano a ano no período de cinco anos, iniciado em 2015.
Ainda de acordo com a consultoria, a necessidade de WANs definidas por software deu início a um mercado em ascensão, que ganhou força com o surgimento das arquiteturas de WAN híbridas.
Os benefícios dessas redes incluem: entrega de custo efetivo de aplicação para negócios, atendimento das solicitações operacionais que evoluem com a modernização da marca ou site remoto, bem como otimização de serviços baseados em cloud e software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Além disso, é possível melhorar a eficiência marca-TI por meio de automação.
Para Rohit Mehra, vice-presidente de infraestrutura e redes da IDC, à medida que a adoção de cloud cresce, WANs se tornam cada vez mais essenciais para permitir continuidade de negócios inter data center e workloads de missão crítica e sensíveis a latência.
“À medida que empresas migram processos para a nuvem, há a necessidade cada vez maior de integrar por completo serviços baseados em cloud em ambientes WAN para garantir a disponibilidade, desempenho de aplicações e de fluxos de trabalho, e segurança”,  afirma Mehra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas