Um terço dos consumidores brasileiros já sofreu fraudes on-line

O comércio eletrônico brasileiro teve um faturamento de R$ 41,3 bilhões em 2015, o que representou um crescimento de 15,3% na comparação com 2014, quando o setor movimentou R$ 35,8 bilhões, de acordo com a E-bit.
Isso mostra que os usuários estão comprando mais on-line e isso também pode trazer riscos, como fraudes. Uma pesquisa realizada pela Oberthur Technologies, empresa especializada em segurança digital, mostra que as esse tipo de técnica já chegou a atingir 28% dos consumidores que fazem compras pela internet no Brasil – 70% das vítimas de fraudes on-line tiveram mais de R$ 150 debitados de seus cartões e esse valor ultrapassou R$ 500 com 34% das vítimas.
Com a consolidação da migração para cartões com chip, a tendência é os fraudadores se concentrarem no comércio eletrônico – já que os esquemas de clonagem de cartões com tarja tendem a diminuir, segundo a empresa.
A pesquisa aponta, ainda, que 69% dos entrevistados compraram produtos ou serviços on-line mais de cinco vezes por mês e 64% já compraram em sites estrangeiros. Apesar disso, apenas 12% dos entrevistados são considerados consumidores intensos (que realizam mais de 15 operações por mês), e a maior parte deles tem entre 18 e 24 anos de idade.
A pesquisa foi encomendada pela Oberthur Technologies e realizada pela Dentsu Aegis Network (holding de empresas especializadas em marketing e comunicação), pela internet, entre 18 e 21 de dezembro. O questionário continha 46% dos entrevistados do sexo feminino e 54% do sexo masculino. A amostra também foi selecionada de acordo com as faixas etárias de 18-24, 25-34, 35-44, 45-54 e mais de 55 anos.