Orange previne fraudes com tecnologia de aprendizado de máquina

Author Photo
10:12 am - 17 de março de 2016
A operadora de telefonia francesa Orange adotou um software que utiliza machine learning para ajudá-la na prevenção de fraudes que ocorrem em sua rede mobile. A prática ilegal acontece quando parte da rede da empresa é utilizada para reduzir custos de chamada telefônica.
“O problema é que a fraude acontece tão rapidamente que tem sido difícil para os algoritmos estáticos da Orange detectá-la”, afirmou Georges Nahon, CEO de Orange Silicon Valley, uma divisão da operadora para pesquisa e desenvolvimento, em entrevista ao CIO Journal.
Para combater esse desvio, a empresa está testando o software da startup Skymind, o qual utiliza deep learning, uma evolução do machine learning, para identificar de forma mais eficaz padrões e fazer predições a medida que os algoritmos aprendem mais sobre o processo e recebem mais dados.
A Skymind, explica Nahon, usa as chamadas redes neurais, inspiradas no funcionamento dos sistemas nervosos biológicos. Como resultado, tem-se um software que faz perguntas sobre dados, as quais seres humanos não necessariamente pensariam em perguntar – e, dessa forma, o programa aprende a reconhecer certos padrões e identificar fraudes que, de outra forma, poderiam burlar o sistema.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.