População não concorda com punição de 10 anos para compartilhamento de arquivos com direito autoral no Reino Unido

Author Photo
2:17 pm - 14 de janeiro de 2016
A maioria da população do Reino Unido rejeita os planos do governo para aumentar a pena máxima de dez anos por violação de direitos autorais on-line.

O instituto da propriedade intelectual (IPO) indicou em pesquisa que 98% dos mais de 1 mil entrevistados afirmam que a sentença seria muito dura, especialmente porque o ato não é considerado “um crime grave”.

A mudança faria com as leis de direitos autorais on-line ficassem em linha com aquelas em torno da violação física. Esse foi um dos argumentos usados pelos respondentes para a não aprovação da mudança.  

“A violação física requer uma configuração sofisticada, enquanto on-line pode ser feita rapidamente, sem equipamento especializado e, por vezes, involuntariamente”, disse o documento do IPO.

Há, no entanto, aqueles que apoiam a mudança, incluindo principais entidades da indústria criativa do Reino Unido, sugerem que o aumento da punição seria uma poderosa ferramenta para inibir compartilhamentos ilegais.  

Jim Killock, diretor-executivo do Open Rights Group (ORG), que ajudou na pesquisa, disse ao The Next Web que a proposta tem de ser fruto de um acordo entre as partes interessadas. Dessa forma, de acordo com ele, o governo do Reino Unido está considerando agora o melhor caminho a ser seguido. “No entanto, o governo continua empenhado em abordar as pessoas envolvidas em crimes on-line”, afirmou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas