Apenas 6% das empresas possuem chief digital officer para supervisionar iniciativas

Apenas 6% das 1,5 mil maiores companhias no mundo apontava o chief digital officer (CDO) para participar do quadro de level-C e supervisionar iniciativas de transformação digital em seus negócios. Mas esse cenário está mudando, de acordo com uma pesquisa realizada pela PwC.
O levantamento visa identificar qual o perfil do CDO, quem são e qual posição ocupa na hierarquia de empresas. Nesse sentido, companhias que possuem o consumidor como foco – incluindo mídia e entretenimento (13%), de alimentos e bebidas (11%), e de produtos de consumo (9%) são as mais propensas a ter um cargo desse na empresa.
Com relação à localização, a Europa possui as empresas que mais contratam CDOs (13% versus 7% na América do Norte, 5 % no Sul e América Latina, 3% na Ásia-Pacífico e 2% no Oriente Médio e África).
Empresas de grande porte também têm taxas de contratação maiores. A proporção de empresas com mais de 10 mil funcionários que designaram CDOs paira entre 7% e 9%, mas essa proporção cai para 1% e 3% em empresas com menos funcionários.
Dos 86 CDOs identificados pelo estudo, 31 foram nomeados no ano passado – o que sugere que mais empresas no topo acreditam que esse tipo de cargo precisaa de um líder digital especial, cuja responsabilidade seja transformar a empresa em uma companhia totalmente digital.
“Apesar da prevalência de digitalização na cultura popular, a maioria das empresas ainda não deram a um único executivo o poder para supervisionar esforços digitais feitos na empresa”, diz Roman Friedrich, um dos autores do estudo e parceiro com a PwC Alemanha. Ainda de acordo com o especialista, a maioria das empresas tenta gerenciar a mudança digital de forma localizada.
Para as empresas que tiveram um executivo designado para o cargo de CDO, mais de 80% foram contratados em 2012 e 40% são membros do level-C. Isso sugere que o papel desse board administrativo está sendo redefinido, com muitos dos CDOs provenientes de diversas áreas – sendo marketing o mais comum (34%), seguido por vendas (17%) e tecnologia (14%).
“O papel CDO é novo e relativamente indefinido, surgindo em circunstâncias muito diferentes do que outros cargos de nível C, como o CIO ou o CMO”, afirma Pierre Peladeau, outro autor do estudo e parceiro da PwC na França.
Ainda de acordo com o executivo, o papel de um líder digital é, por definição, transformacional, e os CDOs que conseguirem se adaptar às circunstâncias, que mudam rapidamente, ao mesmo tempo que permanecem firmemente alinhados aos objetivos de negócio de suas empresas serão os mais bem posicionados para ter sucesso.