Três forças que impulsionam a digitalização dos negócios

Author Photo
11:09 am - 26 de outubro de 2015
No livro “Digital to the Core”, do instituto de pesquisas Gartner, os autores argumentam que a mudança digital tem sido impulsionada por fatores externos, que têm ditado a direção da estratégia corporativa. Ficaram para trás os dias em que a tecnologia da informação foi enquadrada na ação de apoiar as operações de negócios. Hoje, a tecnologia está redefinindo a forma como os mercados operam.

O CIO passa, agora, mais tempo avaliando as inúmeras mudanças que as tecnologias digitais estão levando para os negócios e levantando questões como: de que forma analytics vai impactar a empresa nos próximos anos? E a inteligência artificial? 

Mark Raskino, vice-presidente do Gartner, indica três forças que estão obrigando os líderes empresariais a acelerar o passo para o amanhã.

1. Resolução da revolução 
A acuracidade dos dados provenientes de todos os sensores do mundo digital é cada vez maior. Assim, líderes têm mais e melhores subsídios para projetar melhores produtos, serviços e modelos de negócios. No entanto, se eles se agirem, vão dar espaço para que seus concorrentes avancem e aproveitem a oportunidade em um mercado cada vez mais competitivo.

2. Composto de incertezas
O nevoeiro que está em torno da mudança digital gera, de certa forma, uma indecisão corporativa. Três subfatores se combinam de maneiras complexas para tornar a mudança para o digital muito difícil de ser planejada: taxas de progresso tecnológico, taxas de variação de regulamentação e taxas de aceitação culturais. Estrategistas precisam julgar como encaixar isso em seus planos.

3. Indefinição na fronteira
Conforme estratégias digitais penetram em produtos, conectam-se com a nuvem e começam a criar sobreposições na indústria. Startups, de olho nos gaps do setor, encontram formas de preencher as lacunas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.