CIOs estão ganhando cadeira cativa no board das empresas

À medida que a tecnologia se torna mais complexa e a transformação digital das empresa mais necessária, os CEOs estão cada vez mais convidando CIOs para ocupar uma cadeira no conselho administrativo da companhia.
As mudanças que o mundo digital exige atualmente demandam velocidade, não somente na resolução de problemas, mas também na adaptação. Isso foi um dos cenários que enfrentou Gordon Wilson, CEO da Travelport, uma empresa que fornece tecnologia para empresas de turismo on-line.
Como conta o executivo em entrevista ao CIO Journal, o seu serviço de pagamentos digitais cresceu exponencialmente e, em 2014, dobrou de tamanho – e a tendência é dobrar novamente até o final deste ano. Foi, então, que o CEO e o seu conselho decidiram que precisavam de um guia. E quem mais poderia ser se não o CIO? Mas, na opinião do executivo, é preciso selecionar um tipo particular de CIO, que pensa antes no negóco e somente depois fala da tecnologia.
Empresas de outros segmentos, como banco, manufatura e varejo, estão seguindo esse movimento e indicando seus chief information officers para o conselho com o intuito de criar novos modelos de negócios e garantir mais segurança contra ameaças.
Em julho, a empresa de transporte e logística ArcBest chamou Kathy McElligott, diretor de TI da McKesson, para o conselho da sua empresa. Já a Autoliv, fabricante de airbags e outros equipamentos de segurança para carros, acrescentou ao seu board Aicha Evans, vice-presidente de corporativo da Intel, e Dave Kepler, ex-chefe do departamento de sustentabilidade e CIO da Dow Chemical.