Mark Hurd anuncia abertura de data center da Oracle no Brasil

A Oracle está animada com todo o potencial de cloud computing na América Latina e para suportar o crescimento do modelo na região, Mark Hurd, CEO da empresa, anunciou hoje (24/6) a abertura oficial do data center da fabricante no Brasil. Localizado em Campinas, interior paulista, o centro de dados junta-se aos outros 18 em todo o mundo, que suportam mais de 33 bilhões de transações, rodam 54 mil devices e somam mais de 700 PB de storage.
“Com o data center local, podemos melhor gerenciar os serviços na região e fortalecer a governança de dados”, sintetizou durante o anúncio feito para jornalistas no Oracle OpenWorld Latin America, realizado em São Paulo de 23 a 25 de junho.
Segundo ele, toda a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS) devem ser mantidas e gerenciadas pelo data center local e inseridas no portfólio gradualmente. Uma das ofertas que chegará em breve sem solo nacional, apontou, é a suíte de ERP na nuvem.
Hurd já havia comunicado a intenção de abrir um data center por aqui há quase dois anos, mas na época não forneceu detalhes sobre a estratégia. Agora, a abertura oficial acontecerá em agosto, prometeu. “Já nas próximas semanas, clientes poderão usá-lo”, afirmou o executivo. Ele não revelou, no entanto, o valor do investimento para a abertura do data center ou mesmo se o espaço será fruto de acordo com terceiros.
Fortes investimentos
O executivo relatou que a expectativa com o lançamento é grande e o Brasil é um mercado-alvo para a empresa. “Há alguns anos, éramos muito fortes em infraestrutura e agora queremos ser líderes também em aplicações no Brasil. Estamos fazendo investimentos para conquistar essa marca e um deles é o data center”, resumiu, acrescentando que o País ainda que apresente instabilidade econômica tem mostrado ótimos resultados para os negócios da Oracle. “Se você olhar nosso resultado, não percebe que há uma economia em recessão no Brasil, porque nós estamos crescendo.”
E não só o Brasil está em pleno salto, disse, como também toda a América Latina. “Tanto é que contratamos 1,2 mil pessoas na região”, citou. Além disso, o executivo apresentou dados globais referentes ao último trimestre do ano fiscal de 2014 anunciado há alguns dias apontando forte receita com cloud.
A empresa somou US$ 579 milhões na receita de cloud, US$ 426 com novos negócios de SaaS e plataforma como serviço (PaaS), resultado que Hurd classificou como superior do que o registrado por qualquer empresa de cloud. Ainda segundo o executivo, a companhia conquistou 1.419 novos clientes em PaaS e 1.217 clientes em SaaS.
“A maioria das companhias quando se torna grande, cresce mais lentamente. Esse não é o nosso caso. Estamos saltando e nossa taxa de crescimento está ficando maior. Estamos levando mais produtos ao mercado em mais geografias”, afirmou.
De olho na concorrência
A Oracle vem se preparando nos últimos tempos para fortalecer sua oferta de cloud. No ano passado, anunciou uma série de produtos em nuvem. Ontem (23/6), o portfólio ganhou mais 24 soluções, todas na cloud.
“Nossa estratégia é tornar todas as soluções best of bread e ser a única empresa que vende uma suíte completa. Somos a única empresa com SaaS e PaaS. A Salesforce, por exemplo, só tem força de vendas. Nós temos tudo”, alfinetou Hurd. Com esse novo desenho, de acordo com o CEO, 95% dos produtos da Oracle já estão prontos para a cloud.
Com o data center local, a Oracle promete acirrar a disputa com concorrentes que também abriram centros de dados por aqui, como a SAP. Em setembro de 2014, a fabricante alemã direcionou R$ 19 milhões para operacionalizar seu data center ainda no primeiro trimestre deste ano.