Interações face a face são substituídas pelas eletrônicas, atesta pesquisa

Author Photo
9:00 am - 15 de junho de 2015
Sete a cada dez pessoas em todo o mundo, ou seja 69%, acreditam que interações face a face estão sendo substituídas pelas eletrônicas, segundo estudo da Nielsen. No Brasil, esse percentual cai para 50%.

O levantamento mostrou que a televisão é a tela de escolha para a maioria das formas de visualização de conteúdo eletrônico, mas o acesso a dispositivos e a interação com as mídias sociais estão mudando o poder de escolha. 

José Calazans, analista da Nielsen IBOPE, afirma que esse cenário cria não só complexidade, mas também oportunidade. Segundo ele, o mais importante é entender como os padrões de visualização estão mudando e determinar as forças por trás da mudança. 

Em todo o mundo, 55% dos entrevistados afirmaram que programas de vídeo são fundamentais no seu dia a dia, mas quando se trata de um tamanho maior de tela, esse quesito é fundamental. 

No Brasil, 46% das pessoas concordam que quanto maior a tela para visualizar imagens de vídeo melhor. A maioria dos entrevistados globais (63%) prefere tamanho maior de tela, mas também aprecia a conveniência e portabilidade de dispositivos móveis

Seis em cada dez (59%) acham que assistir à programação de vídeo em seu dispositivo móvel é mais conveniente. Além disso, mais da metade (53%) diz que uma tela mais compacta, assim como de smartphones, é muito melhor do que a tela de um computador ou laptop para assistir à programação.

Globalmente, 91% dos entrevistados da Geração Silenciosa (com mais de 65 anos de idade) disseram que assistem à programação de vídeo na TV, seguido por 84% dos Baby Boomers (idades 50-64), 75% da Geração X (idades 35-49) e 62% da Geração Y (idades 21-34) e Geração Z (idades 15-20). 

A utilização de computador e celulares é mais frequente entre os consumidores mais jovens. Mais de 4 em 10 pessoas das Gerações Z e Y (42% cada) dizem assistir à programação de vídeo em um computador, em comparação com 31% da Geração X, 25% dos Baby Boomers e 15% dos entrevistados da Geração Silenciosa.
Outros resultados do levantamento:

48% acessam a internet enquanto assistem televisão 
38% acham que o tablet é tão bom quanto um computador ou notebook
34% preferem utilizar aplicativos em seu celular ao invés de acessá-los pela busca
32% gostam de estar atualizado sobre os programas de TVs para maior interação na internet
73% preferem assistir vídeos curtos no computador
80% mexem em aparelhos eletrônicos quando está com amigos e famílias

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.