Águas de São Pedro lança aplicativo antidengue para moradores

Author Photo
3:46 pm - 08 de maio de 2015
A cidade de Águas de São Pedro, em São Paulo, lançou um aplicativo antidengue com o intuito de deixar a cidade livre da doença. Batizado de “Águas sem dengue”, o aplicativo permite que os cidadãos acionem mais rapidamente agentes de saúde para averiguar possíveis focos de transmissão.

O secretário de turismo, Fábio Pontes, explica que o aplicativo é de fácil manuseio para que toda a população possa colaborar. “Assim que o morador identifica um criadouro ele tira uma foto e adiciona no aplicativo. Logo em seguida pede-se o endereço do local, que pode ser encontrado com o auxílio de um GPS que integra o sistema. Ao completar essa fase, o munícipe fornecerá seus dados e uma breve descrição do local do foco. Automaticamente as informações irão para a Vigilância Sanitária”, explica.

A aplicação foi desenvolvida em parceria com a Telefônica/Vivo e, apesar da cidade não apresentar altos índices de contaminação da doença, o secretário ressalta que a novidade foi bem aceita pelos moradores. “Percebemos que precisávamos melhorar a comunicação com a população para podermos identificar com maior agilidade os focos de dengue. Entramos em contato com a Vivo, explicamos a nossa ideia e eles elaboraram este projeto”, afirma.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone com sistema Android.

Cidade digital
A iniciativa faz parte de um programa iniciado há dois anos, em parceria com a Telefônica/Vivo, com o objetivo de transformar Águas de São Pedro na primeira cidade 100% digital do País. 

O município já implantou diversos sistemas e ações que auxiliam no cotidiano dos moradores, como o estacionamento inteligente, que utiliza sensores instalados nas vias para localizar vagas disponíveis; os sistemas que permitem agendar consultas na rede básica de saúde pela internet, a disponibilização de tablets para os alunos das escolas de educação pública, entre outros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas