Samsung reitera liderança global no mercado de smartphones

Dados da IDC indicam que o primeiro trimestre de 2015 registrou um total de 336,5 milhões de unidades de smartphones embarcados em todo o mundo, aumento de 16,7% em relação às 288,5 milhões de unidades do primeiro trimestre de 2014, mas 10,9% inferior às 377,5 milhões de unidades vendidas no último trimestre do ano passado.
O trimestre marcou ainda a volta da Samsung ao topo do ranking do setor, posto que foi ocupado pela Apple no último trimestre de 2014. No primeiro trimestre do ano, a Samsung foi responsável por 24,5% do market share do mercado, seguida pela Apple, com 18,2%, da Lenovo com 5,6% e da Huawei, com 5%.
Em comparação com igual período do ano passado, todas as fabricantes perderam market share. Em 2014, a Samsung era responsável por 30,7% do mercado, Apple 15,2%, Lenovo 4,4% e Huawei 4,7%. Em volume de vendas, a Samsung foi responsável por 82,4% no período analisado pela consultoria, a Apple por 61,2%, a Lenovo por 18,8% e a Huawei por 17%.
Anthony Scarsella, gerente de pesquisa do time de Mobile Phone da IDC, observa que o bom desempenho da sul-coreana foi impulsionado por uma grande demanda em mercados emergentes e aparelhos de menor custo. A IDC aponta que a disputa nos próximos meses será acirrada, em razão da forte demanda pelos aparelhos Galaxy S6 e S6 Edge e os iPhone 6 e Phone 6 Plus.