TI e RH da ESPM trabalham juntas para desenvolver sistema de acompanhamento de metas

Para garantir um ensino de vanguarda, a ESPM leva inovações para as salas de aula em seus cinco campi no Brasil. No entanto, a instituição educacional sem fins lucrativos, ganhadora do prêmio As 100 + Inovadoras no Uso de TI na categoria Educação, também investe em melhorias em seu back-office, alinhando a tecnologia aos objetivos estratégicos. Como parte dessa iniciativa, a instituição iniciou recentemente um Programa de Incentivo à Meritocracia, uma demanda da área de Recursos Humanos apoiada integralmente pela TI, que desenvolveu um sistema digital de balanced scorecard para acompanhamento das metas.
“Tínhamos a necessidade de estabelecer objetivos tangíveis para todos os níveis da organização, especialmente a liderança. Assim, cada gestor tem metas definidas mensuradas e monitoradas ao longo do ano por meio de um painel”, explica Ana Paula Dolabella, gerente sênior de RH da ESPM.
Para dar o pontapé no projeto, o RH desenhou um mapa estratégico que foi desdobrado em metas, englobando vice-presidentes, diretores e gerentes. A TI desenvolveu internamente um sistema com base na linguagem de programação Ruby on Rails e metodologia Ágil para acompanhamento de cada um dos indicadores.
Paulo Henrique Marsula, diretor de TI da ESPM, conta que por meio de um painel, os gestores podem verificar o andamento em tempo real das metas estabelecidas para a equipe e a cada dois meses um alinhamento é realizado para estabelecimento de um plano de ação, se necessário for. “Com base nessas informações, vamos mensurar no início de 2015 os objetivos conquistados e aplicar remuneração variável”, diz.
Ana Paula afirma que o uso da ferramenta é massivo e que o sucesso do projeto somente aconteceu em razão do alinhamento da área de negócios e tecnologia da informação. “TI deve estar próxima às necessidades dos negócios. Isso é uma grande inovação”, sintetiza.
Marsula diz que o segredo da área é ter uma equipe de negócios. “Tenho profissionais na TI que fazem o papel de um gerente de contas de uma agência. Estar próximo do cliente faz toda a diferença”, constata. “A proposta de inovação da ESPM vem de uma visão de que TI tem de entregar o melhor. Fazemos TI pelo negócio”, finaliza.