Oi defende venda dos ativos portugueses à Portugal Telecom SGPS

Author Photo
11:10 am - 17 de dezembro de 2014
A Oi defendeu, por meio de documento, a venda dos ativos portugueses da Portugal Telecom SGPS. No comunicado, a operadora informou aos seus acionistas e ao mercado que tomou conhecimento de que a Portugal Telecom SGPS disponibilizou publicamente a proposta do seu Conselho de Administração contendo informações para a Assembleia Geral de acionistas da PT SGPS, convocada para o dia 12 de janeiro de 2015.

Disse ainda que o Conselho de Administração propõe que os acionistas apreciem a venda da totalidade do capital social da PT Portugal, SGPS, S.A. à Altice e deliberem sobre a aprovação nos termos propostos pela Oi.

No documento, a Oi afirmou que a alienação da PT Portugal é necessária para permitir à operadora participar do processo de consolidação do setor no Brasil. “Do ponto de vista das outras operadoras, a consolidação é um movimento que pode trazer equilíbrio ao mercado e melhorar o retorno dos investimentos”, observa.

Além disso, segundo a Oi, a consolidação traria uma racionalização do mercado por meio da criação de players mais fortes, com menor duplicidade de investimentos e maior capacidade de oferta de serviços integrados. Segundo estimativas do BTG Pactual, as sinergias de um processo de consolidação podem gerar um valor adicional de cerca de R$ 30 bilhões, detalhou a operadora no documento.

“Alguns analistas de telecomunicações apontam que, do ponto de vista dos acionistas da Telecom Italia, um movimento de consolidação no mercado brasileiro poderia solucionar esses dois problemas: (i) em uma eventual alienação da TIM, a Telecom Italia teria geração de caixa para enfrentar seu endividamento ou (ii) em um movimento de fusão, a TIM teria uma perspectiva melhor de longo prazo, ao se tornar uma operadora integrada, além de se beneficiar de sinergias com fluxo de caixa adicional”, diz.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.