Anatel quer esclarecimentos sobre cobrança da internet móvel

Author Photo
2:58 pm - 22 de outubro de 2014
A Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedirá esclarecimentos às prestadoras de telefonia celular (Serviço Móvel Pessoal – SMP) sobre informações quanto a possíveis alterações na forma de cobrança da internet móvel. O objetivo da Anatel é garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados e sejam informados, de modo antecipado, amplo e transparente, sobre mudanças, diz.

A Telefônica Vivo informou, por meio de nota à imprensa, que passará a valer a partir do próximo mês, são os valores dos pacotes de internet móvel pré-paga. A operadora passará a cobrar uma quantia assim que a franquia de internet acabar. A mudança, adotada inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, poderá ser estendida para outras regiões nos próximos meses, informa a Telefônica Vivo. Especula-se que as demais operadoras também adotarão a medida.

A Anatel relata que as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças. No entanto, segundo o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas