CIOs precisam se empenhar para influenciar área de negócios

Author Photo
10:54 am - 22 de setembro de 2014
TI é cada vez mais componente-chave de todas as iniciativas de negócios e está se tornando parte importante dos orçamentos, acredita o Gartner. Para o instituto de pesquisas, CIOs devem trabalhar com os executivos de negócios e CFOs para garantir que a contribuição de TI seja incorporada no início do processos de planejamento estratégico e de planejamento orçamentário.

“No passado, o uso da TI para suportar o negócio veio como uma reflexão tardia, muito tempo depois da estratégia de negócios”, avalia Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Com o tempo, tornou-se ferramenta de apoio para ser facilitador de negócios e criação de empresas. Diante desse cenário, o CIO tem o desafio de adotar um perfil mais elevado e se envolver ativamente em oportunidades de influenciar decisões de TI nos orçamentos de negócios”, completa.

O Gartner apoia a criação de uma organização de TI “bimodal”. Uma delas trata da “empresa-força TI” responsável pela entrega de serviços de TI eficientes, com altos níveis de excelência e confiabilidade. A outro, a “IT oportunista”, aproveita novas oportunidades de negócios, com a criação de modelos de negócios. Uma “empresa-força TI” suporta um ambiente de negócios enquanto a “TI oportunista” suporta um ambiente de negócios ágil. 

Quatro habilidades devem ser levadas em consideração ao defender uma parcela importante de TI no budget de negócios. De acordo com o Gartner, são elas:
  • Arquitetura da informação
  • Redes de processos de negócios
  • Infraestrutura de operações
  • Cenário de tecnologia
“Essas características legitimam os CIOs e suas equipes como consultores para todos os orçamentos em todas as funções na empresa”, afirma Michael Smith, vice-presidente e analista do Gartner. “Além disso, os líderes de TI vão aconselhar líderes de negócios sobre como proteger, integrar e gerenciar a qualidade da informação, combustíveis para negócios digitais”, completa.

A TI que tem em seu DNA a capacidade de resolver problemas por meio de abordagens orientadas a projetos e processos de trabalho colaborativo destacam-se. É, portanto, fundamental para elaborar de forma colaborativa os orçamentos de todas as iniciativas de negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.