Apps de programa de cidades digitais serão hospedados na nuvem do Serpro

O ministério das Comunicações e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram um contrato, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (3), que estabelece hospedagem na nuvem do Serpro para os aplicativos de gestão municipal do programa Cidades Digitais, do governo federal.
O contrato é orçado em R$ 14 milhões para as 80 prefeituras do projeto-piloto, as quais não terão ônus para o serviço – principal benefício para as administrações locais. “A prefeitura não precisa, por exemplo, ter uma equipe de TI, se preocupar em fazer o backup dos dados, ter espaço de disco”, explica a coordenadora-geral de Infraestrutura da Inclusão Digital, Eloá Mateus. Serão cinco aplicativos nas áreas de gestão escolar, gestão financeira e tributária, saúde, marcação de consultas e informação ao cidadão.
O programa foi criado em 2012 e consiste na construção de uma rede de fibra óptica para conectar órgãos públicos das cidades, além de capacitar servidores públicos e disponibilizar serviços para os cidadãos.
Do total, 17 foram inauguradas e as demais cidades estão na fase final de implantação da rede. No ano passado, foi divulgado que outros 262 municípios receberão o programa na próxima fase.