Para 82% dos executivos de utilities, IA é essencial

No entanto, pesquisa da IFS aponta falta de investimentos e de clareza sobre recursos e competências necessárias

Author Photo
9:35 am - 12 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial tem sido priorizada pelo setor de utilities para impulsionar o processo de transformação digital, com 82% dos executivos reconhecendo a IA como essencial para a sua estratégia. No entanto, apenas um quinto (20%) das empresas concluiu o percurso de transformação, com os entrevistados divididos sobre onde deveria residir a responsabilidade: 22% fazem referência ao CFO, enquanto a mesma percentagem cita o CTO.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da IFS, que ouviu 863 executivos do board (C-Levels) e vice-presidentes de empresas de serviços públicos em todo o mundo (Reino Unido, EUA, França, países nórdicos, Oriente Médio e Austrália).

Embora 84% reconheçam a análise de dados como importante para a abordagem de transformação, há incapacidade de medir com precisão o valor dos investimentos (segundo 32%), a falta de clareza sobre os recursos e competências necessários (25%) e a falta de consenso sobre as prioridades entre a liderança (23%).

Leia também: “Confiança é uma das principais barreiras da IA generativa”, diz VP da Deloitte

A gestão de ativos aparece no estudo como fator crítico na prestação de serviços e resultados da transformação digital, com 36% dos entrevistados enfatizando importância em garantir a prestação de serviços fiáveis e eficientes. Outras áreas operacionais são citadas, com a otimização de recursos citada por 39%; estratégia robusta de experiência do cliente (38%) e gerenciamento de serviços de campo (36%).

“O setor de utilities está em um momento crucial, onde a transformação digital e a sustentabilidade impulsionadas pela IA não são apenas tendências, mas imperativos”, diz Carol Johnston, vice-presidente de energia, utilities e recursos da IFS. “No entanto, utilities também devem adotar uma abordagem holística, aproveitando ferramentas digitais de ponta a ponta e promovendo parcerias fortes para navegar neste cenário complexo.”

Estratégia ESG de empresas de utilities

A pesquisa também reafirmou a sustentabilidade como uma prioridade para as empresas de utilities, com 46% dos entrevistados atualmente na fase de definição de prazos e objetivos para atingir essas metas. Mas apenas 31% atingiram os primeiros marcos.

As principais estratégias para atingir estes objetivos incluem a melhoria da eficiência dos ativos (43%) e o investimento em ativos energeticamente eficientes (42%).

“As empresas de utilities também compreendem cada vez mais a importância da precisão nos dados e relatórios fiáveis para medir o progresso dos principais objetivos de sustentabilidade e evitando o greenwashing. Estratégias eficazes incluem a otimização do uso de recursos, a seleção de fornecedores sustentáveis e o engajamento dos clientes em programas como auditorias do setor de energia e instalações de painéis solares”, diz Carol Johnston.

A pesquisa foi feita pelo Censuswide entre abril e maio de 2024. A pesquisa entrevistou 863 executivos C-Level e vice-presidentes de empresas de serviços públicos especializadas em geração de energia, transmissão, distribuição, gás natural e serviços de água/águas residuais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!   

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.