O uso adequado das redes sociais pode ajudar a potencializar sua carreira, promovendo o crescimento profissional e a sua rede de contatos. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, redes como Facebook, Instagram e Twitter, por mais que sejam usadas de forma descontraída, acabam fazendo um recorte de nossas rotinas, comportamentos e opiniões.
Mas, como saber esse limite? É preciso levar em conta que, no mundo online, deve ser levado em consideração muitos dos cuidados que tomamos em nosso dia a dia, no trabalho ou em casa. Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, recomenda que para se valorizar é adequado evitar exposições desnecessárias e se mostrar positivo.
Na lista abaixo, o consultor lista algumas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando as redes sociais, seja ela a mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o Facebook:
“É interessante ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem”, aconselha Bazzola.
“Mostre ações que realizou que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade”, destaca o especialista.
“Cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim busque se diferenciar com publicações pertinentes. Evite posts irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação”, indica Bazzola.
O consultor aconselha: “Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios”
“Não é por que o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar a segunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles”, recomenda.
“Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito”, alerta Bazzola.
“Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz não o que se está na rede mundial”, reforça.
“Multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes. Pense, será que é interessante? Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preocupação”, orienta Bazzola.
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