Uma pesquisa realizada pela IDC, a pedido da Microsoft, aponta que, no último ano, as empresas gastaram mais da metade dos investimento em TI com serviços em nuvem e gerenciamento, enquanto que 45% foi gasto com a TI tradicional.
Isso é uma mudança de mindset significativa na opinião de Darren Bibby, vice-presidente de pesquisa de canais e alianças da consultoria, e se dá ao fato de que as companhias estão se transformando, entendendo e aplicando novos modelos de negócios.
Nesse quesito, a nuvem representa um grande interesse, sendo 78,6% dos negócios tendo já adotado a
cloud ou tendo grande interesse em adotá-la. Além disso, a pesquisa também mostrou que 70% dos CIOs irão migrar para a
estratégia cloud-first até 2016.
Outro ponto importante identificado pelo estudo foi que 86% dos clientes vão diretamente aos canais quando querem adquirir novas tecnologias para os seus negócios. Nesse sentido, Bibby explica que as companhias têm preferência por esse tipo de negociação, porque podem ser feitas como descontos, além de conseguirem ajuda com a identificação de produtos que irão endereçar suas necessidades. O pesquisador ressalta que, fora do eixo EUA-Canadá, esse número é ainda maior.
A previsão da IDC é de que, em 2015, serão gastos US$ 2,1 trilhões com investimentos em TI globalmente. Os investimentos com a
terceira plataforma (composta por
cloud,
mobilidade,
big data e
social) terão taxa de crescimento composto anual de 13% durante os próximos cinco anos. Na visão de Bibby, os outros segmentos do mercado de TI não terão crescimento algum.
Identificando parceiros
A pesquisa aponta que 92% da receita da Microsoft é conseguida por meio de canais. Para se ter uma ideia desse montante basta considerar que a companhia possui 39% do mercado.
No levantamento, quando perguntados quais eram as características mais importantes que buscam em algum canal, os executivos responderam que o principal fator que procuram é um sócio que possa ser consultor de confiança e que tenha conhecimento sobre tecnologia.
Mais da metade (60%) dos entrevistados tinha realizado outros trabalhos com a empresa escolhida. O segundo fator considerado antes de fechar negócio é a propensão a investir em um canal quando alguém já teve esse serviço recomendado no ‘boca a boca’.
A pesquisa foi realizada com 400 empresas dos EUA e Canadá, sendo que 87% dos entrevistados pertenciam ao primeiro país, e divulgada em primeira mão para um grupo de jornalistas e analistas presentes no Microsoft World Partner Conference, realizado nos EUA.
*A jornalista viajou a Orlando (EUA) a convite da Microsoft