Notícias

63% dos comerciantes brasileiros venderam pelo WhatsApp na pandemia

Quase metade (47%) dos pequenos comerciantes donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados criaram canais de venda no início da pandemia para sobreviver às medidas de isolamento. O comércio por telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão, seguido pelo WhatsApp (63%), e-commerce (51%), vendas online (42%) e aplicativos de entrega (39%).

É o que revela uma pesquisa nacional do Instituto Locomotiva e encomendada pela VR Benefícios.

Leia mais: Estudo: 80% dos consumidores online aceitam recomendações de IA

Segundo a pesquisa, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a quarentena e vão manter a modalidade. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas.

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses”, diz Paulo Roberto Grigorovski, diretor executivo de marketing e serviços ao trabalhador da VR Benefícios.

A pandemia acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato. Os que intensificaram ou inauguraram a modalidade em seus estabelecimentos somaram 65%. As formas mais utilizadas são aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link para pagamento (18%).

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago