Categories: Notícias

60% dos gestores não dão importância à resiliência

Mais da metade (60%) dos CEOs e gestores de TI dão pouca importância à resiliência dos sistemas em termos de reputação de suas empresas. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria de risco e corretora de seguros Marsh.

Dos entrevistados, 79% acreditam que violação de dados estratégicos e danos à reputação das empresas estão entre os riscos de maior probabilidade de acontecer e entre os que podem trazer maior impacto negativo aos negócios. Outros 59% consideram que falha no banco de dados é outro risco que podem trazer grandes impactos e 58% temem falhas nos serviços on-line decorrentes de ataques cibernéticos.

A pesquisa aponta também que, embora risco cibernético e danos à reputação estejam no centro das preocupações dos executivos, 73% deles relevam haver uma falta de planejamento de gestão de crise nas empresas.
Outro indicador da pesquisa mostra que os CEOs e gestores de risco têm diferentes percepções sobre medidas e controle das exposições de riscos que possam resultar em acidentes, perdas e prejuízos. Três em cada quatro entrevistados consideraram que o fracasso do sistema de TI é uma das duas áreas que podem ter o maior impacto sobre a reputação de sua organização, juntamente com a falta de planejamento de gestão de crises.

Ainda assim, os resultados da pesquisa apontam que as organizações atualmente estão mais preparadas para enfrentar riscos tradicionais, sendo que 29% dos executivos já implementaram prevenção de falhas no sistema de TI de suas empresas.

Para se proteger dos ataques cibernéticos 28% afirmam ter apólices de seguros especiais para coberturas ataques cibernéticos. Outros 21% contratam seguros também para se proteger de possíveis danos à reputação das empresas após uma violação de dados.

O estudo foi realizado pela consultoria em parceria com Instituto Internacional de Recuperação de Desastres – DRII e entrevistou 200 CEOs e executivos das áreas de gestão de risco e continuidade de negócios de empresas multinacionais no mundo todo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago