Números mostram que os furtos de aparelhos celulares cresceram 40% em São Paulo em 2016 em relação a 2015. São três aparelhos roubados por hora nas ruas da cidade. No Rio de Janeiro, em 2015, o roubo de celulares foi o crime com maior aumento no estado, com 55% de aumento. Esses são dois exemplos de algo que infelizmente tem se tornado muito comum no Brasil. À medida que o acesso a celulares aumenta, os problemas de roubos também crescem na mesma proporção.
Ter um smartphone roubado ou perdido, além do prejuízo material, traz outras preocupações. Afinal, hoje em dia deixamos senhas, conteúdos de e-mail e redes sociais, informações bancárias, fotos, contatos entre outros recursos que não gostaríamos que caíssem nas mãos de desconhecidos.
Porém, tomando as devidas precauções esses danos podem ser amenizados. Por isso, José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Intel Security, comenta que as pessoas precisam ter consciência de que o smartphone é um computador e que também precisa de proteção adequada. Além disso, o executivo listou algumas dicas de segurança para proteger seus dados em caso de roubo ou perda do smartphone.
1. Defina senhas seguras para o desbloqueio da tela
Uma senha forte para o desbloqueio da tela pode impedir que uma pessoa mal intencionada tenha acesso aos dados de um aparelho. Use senhas longas, com letras e números. Evite senhas como as que você liga pontos na tela com um desenho ou PIN com poucos números. A marca dos dedos que fica na tela por causa dos movimentos repetitivos pode entregar a sua senha ao criminoso. A maioria dos aparelhos também permite configuração para apagar os dados armazenados após algumas sequências de senhas digitadas incorretamente.
2. Anote o número do IMEI do aparelho
Todo smartphone tem um número de identificação único o IMEI (International Mobile Equipment Identity). É possível encontrar esse código na caixa do celular, dentro do aparelho ou digitando a sequência *#6# no teclado do telefone. Em caso de roubo ou furto do aparelho é possível bloquear seu uso na operadora usando o número do IMEI. Este procedimento é necessário para que o usuário não perca o seu número de telefone e impossibilita que o receptador do aparelho roubado faça ligações ou use o pacote de dados contratado. Também é aconselhável fazer um B.O (boletim de ocorrência) no site da polícia usando o número.
3. Utilize autenticação multifator
Além das senhas, é recomendável que o usuário use mais de um fator de autenticação para desbloquear o aparelho e acessar suas contas. Soluções de gerenciamento de senhas permitem que o usuário acesse os dispositivos através de reconhecimento facial, além de facilitar a criação e armazenamento de senhas seguras para todas as contas online.
4. Mantenha uma solução de segurança instalada e atualizada no seu smartphone
Soluções têm funcionalidades de segurança que permitem localizar o aparelho perdido via GPS, bloquear o aparelho remotamente, soar alarme, apagar dados remotamente e até capturar foto e localização de quem tentar desbloquear o aparelho usando uma senha incorreta.
5. Tenha cópias de segurança dos dados armazenados no smartphone
Mantenha um backup dos contatos, fotos e dados mais importantes para não perdê-los em caso de roubo ou perda do aparelho.
6. Troque as senhas
Caso perceba que seu smartphone tenha desaparecido, acesse suas contas de e-mail e redes sociais o mais rápido possível e troque todas as senhas. Muitas vezes deixamos as contas já logadas no celular e alguma pessoa mal intencionada poderia facilmente acessar os seus dados privados.
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