Notícias

6 características essenciais para se tornar um nômade digital

Pessoas com alta tolerância à ambiguidade têm, em média, 2,5 vezes mais chances de se tornarem nômades de carreiras; na mesma medida, pessoas altamente curiosas têm cerca de 2,2 vezes mais chances de aderir a este perfil.

As informações foram retiradas de um levantamento da consultoria global Korn Ferry, elaborado em outubro deste ano. Foram analisadas atitudes e preferências em relação à nomadicidade de 162 organizações e 683 indivíduos.

A pesquisa avaliou os setores de saúde, industrial, bens de consumo e tecnologia. O recorte principal visa identificar até que ponto os nômades de carreira são considerados um ativo ou passivo para as empresas.

Segundo a Korn Ferry, os nômades buscam alavancar suas habilidades existentes e são mais apaixonados pelo propósito organizacional se comparados com colaboradores que não são tão adeptos a mudanças.

As áreas que normalmente mais contratam este tipo de profissional, segundo o estudo, estão ligadas a tecnologia da informação (TI), marketing, tecnologia digital e emergentes, novos mercados e unidades de negócios.

O mercado de trabalho, atualmente, já reúne diferentes gerações: desde baby boomers até a geração Z. O estudo destaca que as organizações precisam adequar sua linguagem para estes profissionais, que possuem perfis distintos, para extrair o melhor de cada um.

Características de um nômade digital

A pesquisa ainda revelou que profissionais considerados como nômades possuem algumas características em comum. Seis delas foram identificadas como traços mais recorrentes de personalidade:

  • Tolerância à ambiguidade;
  • Curiosidade;
  • Influência;
  • Abertura a diferenças;
  • Otimismo;
  • Confiança.

Reter estes talentos requer, também, proporcionar um ambiente desafiador e confortável. Segundo o estudo, a rotatividade para este perfil tende a reduzir em 21% quando eles se sentem motivados na empresa e alcançam seus objetivos profissionais.

A pesquisa também revela que 93% dos entrevistados preferem candidatos com profundo conhecimento e experiência em seu campo; já 85% valorizam pessoas com formação multidisciplinar.

De acordo com 23% das organizações analisadas, trabalhar em diferentes lugares pode colaborar para a contratação do profissional.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago