Muitas aplicações são executadas em uma das linguagens mais antigas de programação, o Cobol, que roda em mainframes. Segundo pesquisa realizada em todo o mundo pela Micro Focus, 70% de toda a lógica e dados de negócios críticos são escritos em Cobol, sobretudo em bancos, processadoras de cartões de crédito, seguradoras e computadores mainframe do setor de varejo.
Outros números apresentados pela pesquisa que mostram que a linguagem ainda está fortemente ativa, são os 1,5 milhão de linhas de código escritas diariamente e que 54% dos entrevistados acreditam que a demanda irá crescer ou se manter nos próximos dez anos.
Para mostrar que a linguagem de programação ainda está bem viva, a Micro Focus listou cinco motivos pelos quais empresas apostam no Cobol.
1. Segurança
É difícil imaginar que exista uma linguagem com normas de segurança mais específicas que o Cobol, afirma a empresa. Por ser utilizado em instituições financeiras, como bancos – onde segurança é primordial -, desenvolvedores estão trabalhando há décadas em atualizações que consequentemente, o tornaram referência em segurança de dados e informações sigilosas. Além disso, ele roda apenas em mainframes, computadores menos expostos à web.
2. Performance
Outro benefício do Cobol é a possibilidade de processar grandes volumes de dados com extrema rapidez, principalmente as rotinas Batch, aumentando de forma considerável a capacidade de processamento durante a janela reservada para o ciclo. Como em qualquer empresa, a agilidade traz grandes vantagens para os negócios.
3. Custo benefício
Na maioria das vezes, os custos associados às aplicações são gastos com as plataformas nos quais esses sistemas são executados, como mainframes. Estratégias de migração de plataforma e integração de sistemas sem abandonar a linguagem tradicional tem se mostrado uma estratégia mais eficiente para inovar sem ter um gasto elevado.
4. Adaptabilidade
A linguagem Cobol é adaptável à outras plataformas de hardware. É possível reutilizar aplicações que foram escritas há décadas ou a utilizar integrada à novas plataformas como NET ou JVM.
Além disso, a linguagem ainda tem uma excelente compatibilidade com novas tecnologias como Cloud e o Mobile. Isso a torna extremamente vantajosa, visto que desenvolvedores podem modificá-la e atualizá-la sem a necessidade de grandes investimentos, conforme necessidade.
5. Dependência Operacional
Empresas tradicionais como bancos, seguradoras e empresas de varejo, construíram seus sistemas em Cobol ao longo de muitos anos, levando a incorporação destes sistemas como parte de suas regras de negócio. “Quando consideramos a dependência operacional dos negócios às aplicações, é fácil concluir que o Cobol continua sendo peça fundamental na operação destas organizações”, conclui a empresa.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…