Talvez nunca tenha tido época melhor para ser programador. Em meio à explosão no número de serviços digitais e aplicativos, a demanda por programadores tem crescido exponencialmente.
A boa notícia é que a internet está aí e traz diversas boas opções para aprender novas habilidades. No caso da programação, a Mastertech, plataforma criada para o desenvolvimento de habilidades do século 21, separou cinco ótimas plataformas para aprender a programar. Confira:
Esta é a maior e mais conhecida plataforma para começar os estudos de programação. São diversos cursos reunidos em um só lugar, para diversas linguagens, além do Web Fundamentals que ensina a construir sites em HTML e CSS. As aulas são bastante didáticas e proveitosas de acordo com sua dedicação e desempenho. E o mais impressionante: não é preciso pagar nada para isso.
Similar ao Codeacademy, o Codeschool também oferece cursos online com aulas e exercícios interativos para aprender linguagens de programação, HTML/CSS, Ruby, Javascript e até como desenvolver aplicativos para iOS. A diferença é que a maioria dos cursos completos são pagos, possuindo alguns módulos gratuitos.
A Coursera é pioneira em cursos Mooc (Massive Open Online Courses). Com um catálogo gigante de opções de aprendizado, a maioria dos cursos provém de universidades altamente consagradas, com instrutores que sabem do que estão falando. É o caso, por exemplo, do curso Programming for Everybody, uma introdução à programação através da linguagem Python, que surgiu em parceria com a Universidade de Michigan. A plataforma possui opções de cursos gratuitos e pagos.
Sua pegada é aprender na prática? O CodePen tem como premissa ser um Dribble para desenvolvedores, uma ferramenta para criar, compartilhar e pesquisar exemplos de códigos. As pens são divididas em dois painéis: um referente ao código e outro com os elementos renderizados ao vivo. Com isso, você pode editar e copiar snippets e verificar as mudanças em tempo real. É possível também criar forks para as suas alterações ou melhorias e compartilhar novamente com a comunidade.
Para aprender a programar utilizando a maioria das linguagens web depois de já ter obtido certo conhecimento na área, este é o seu lugar. O site ensina a codificar o HTML básico, CSS, HTML5, Javascript, PHP, ASP, Ruby e muitas outras atividades. Também é um bom lugar para buscar por soluções para problemas em códigos exemplo para serem usados na prática.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…