5 dicas para trabalhar melhor com perfeccionistas, segundo Harvard Business Review

Padrões altos ​​podem resultar em estresse desnecessário, conflito e prazos perdidos

Author Photo
11:52 am - 15 de maio de 2018

Pode ser cansativo trabalhar com um perfeccionista. Embora seja ótimo trabalhar com colegas que se preocupam com a qualidade de seu trabalho, os perfeccionistas vão além. Seus padrões implacáveis ​​podem resultar em estresse desnecessário, conflito e prazos perdidos, devido a uma falha em priorizar detalhes, diz o Harvard Business Review. Então, como você pode ser mais produtivamente trabalhando ao lado deles?

Alice Boyes, PhD em psicologia, tem cinco sugestões, extraídas de pesquisas psicológicas sobre perfeccionismo e também sobre ansiedade, que normalmente é o que está por trás do perfeccionismo para criar e manter relações de trabalho mais fáceis e mais sólidas.

  1. Com que tipo de perfeccionista você está lidando?

Nem todo mundo é igual. Para Boyes, há dois tipos de perfeccionistas: os que têm dificuldade em iniciar tarefas (prazos desencadeiam ansiedade sobre como fazer as coisas perfeitamente e, portanto, eles se arrastam para iniciar um novo projeto) e os perfeccionistas obsessivos tendem a sofrer para completar tarefas que nunca terminam.

Ambos têm dificuldade em priorizar e lutam para alocar seu tempo de acordo com o que é mais importante. No primeiro caso, você pode ajudar esclarecendo a tarefa e dividindo-a em componentes menores. Para o segundo caso, você pode se concentrar em priorizar os elementos da tarefa e lembrá-los de decisões anteriores sobre o escopo do projeto.

  1. Não internalize expectativas fora da realidade

Seja específico sobre “formas mais produtivas” de trabalhar e bastante claro e concreto para explicar por que fazer de determinada forma não será útil ou possível dentro do seu cenário pessoal.

  1. Ajude a equipe a se concentrar no panorama geral

Uma característica definidora do perfeccionismo problemático é perder de vista a visão mais geral do que está acontecendo. Em reuniões, faça listas e procure sempre levar o foco para o objetivo final.

  1. Passe a definir limites

Perfeccionistas às vezes demanda muito de suas equipes. Em alguns momentos, pode ser bom estabelecer limites sobre entregas e respostas de e-mails, por exemplo, que devem ocorrer no seu ritmo.

  1. Trabalhe com a influência mútua

A influência mútua é quando um colega de equipe permite que você influencie seu modo de pensar e vice-versa. Identifique elementos da rotina do perfeccionista que podem ser úteis para incorporar aos seus. Se você espera que alguém entenda seu jeito, você precisa mostrar que está disposto a entender o deles. Quando as pessoas sentem uma sensação de segurança nos relacionamentos, é muito mais fácil receber feedback crítico como esses.

Compreendendo hábitos comuns dos perfeccionistas, você pode entender melhor suas perspectivas e lutas e abrir uma porta para um relacionamento saudável, no qual vocês podem aprender um com o outro e construir um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas