5 dicas para sobreviver à inflação da terceirização

Os custos dos serviços de TI estão aumentando, em grande parte devido à escassez global de talentos e mudanças nas forças econômicas

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4:30 pm - 13 de setembro de 2022
inflação

O valor comercial da terceirização há muito se concentra na arbitragem trabalhista. Embora as parcerias de terceirização tenham se tornado mais estratégicas, reduzir os custos continua sendo um atrativo significativo do modelo de terceirização. Mas os custos de terceirização estão subindo há meses. Um fator principal disso é uma escassez de talentos sem precedentes.

“É difícil conseguir pessoas e é difícil retê-las”, diz Amy Fong, Sócia da Prática de Sourcing e Gestão de fornecedores do Everest Groups.

De muitas maneiras, os desafios da terceirização hoje imitam os problemas da cadeia de suprimentos de materiais com os quais as empresas têm lidado nos últimos dois anos – embora com uma reviravolta: aqui, estamos falando de recursos humanos, que podem ser muito mais complexos e matizados de prever e gerenciar.

De acordo com uma pesquisa recente do Everest Group, 39% dos entrevistados dizem que seus preços de terceirização aumentaram mais de 10% no ano passado; e quase metade (48%) diz ter aumentado 10% ou menos. Ninguém disse que seus custos de serviços de TI caíram.

“Estamos em um estado de aumento de custos e escassez de talentos há pelo menos seis meses”, diz Fong, “e ainda estamos em um ponto de incerteza. Muitos economistas estão prevendo uma recessão”.

Tudo isso sugere que os CIOs podem estar em um ponto de inflexão que exigirá repensar suas estratégias de terceirização. “Você precisa pensar sobre o que é apropriado para o longo prazo e como construir flexibilidade no curto prazo, caso as coisas se estabilizem”, diz Fong.

Os líderes de TI podem querer escolher um novo local para serviços de TI ou trazer um novo fornecedor. Ou eles podem querer levar em consideração os preços antes de se fecharem em um contrato de três a cinco anos. É improvável que o setor crie um milhão de pessoas extras na força de trabalho de TI no curto prazo. As habilidades de alta demanda continuarão sendo escassas.

Agora é a hora de criar um manual para gerenciar os custos de terceirização de novas maneiras que aumentam a flexibilidade. Os líderes de TI devem considerar vários cenários e entender como seus planos de força de trabalho podem precisar mudar à medida que encontram vários desequilíbrios de demanda e oferta, diz Fong.

A seguir estão cinco dicas para lidar com os custos de terceirização e aproveitar ao máximo seus relacionamentos de terceirização à medida que os preços aumentam.

Considere seu mix de modelos comerciais

Há uma variedade de métodos disponíveis para a contratação de serviços de TI hoje, desde a abordagem testada e comprovada de pagamento por tempo e materiais até negócios baseados em resultados, nos quais o comprador paga apenas pelo resultado final, colocando mais preocupações de gerenciamento de riscos e custos no fornecedor.

Com os custos dos serviços de TI aumentando, é importante ter discernimento ao selecionar qual modelo aplicar ao seu portfólio de TI de terceirização. Processos e serviços de estado estável ainda podem ser entregues usando um modelo de serviços gerenciados, diz Fong. Mas os projetos em estágio inicial ou aqueles em que as habilidades de ponta são primordiais podem exigir um impacto nos custos com base no tempo e nos materiais, se isso garantir talentos de maior qualidade, diz ela. Por causa disso, os líderes de TI podem achar que uma mistura de modelos com uma variedade de fornecedores será a melhor abordagem para controlar custos e manter a qualidade.

David Rickard, Vice-Presidente de Serviços de Processos de Negócios do Everest Group, diz aqui, que mais é mais. “Quando estamos olhando para organizações que buscam trazer transformação para a organização, elas estão começando a pensar sobre quem são os especialistas na pilha de tecnologia, quem são os subfornecedores funcionais ou metodológicos nos quais devemos pensar e… se estivermos em um setor específico ou em uma função específica – se há fornecedores específicos com os quais deveríamos trabalhar também”, diz ele.

Para trabalhos mais genéricos, a escolha pode ser diferente. “A consolidação com fornecedores com os quais você já está trabalhando pode lhe dar a oportunidade de começar a pressionar por preços competitivos ou mudar os modelos comerciais porque você tem um relacionamento estabelecido”, diz Rickard. “É tudo uma questão de contexto”.

Localização, localização, localização

A escassez de talentos em TI é um fenômeno global. Pior ainda, no setor de serviços de TI, alguns grandes provedores estão vendo as taxas de atrito dobrarem para 30%. “Seus provedores podem estar perdendo um terço de seu pessoal regularmente”, diz Fong. “Esse é um grande ciclo de contagem de funcionários”.

As geografias onshore têm sido especialmente vulneráveis devido a tendências demográficas mais amplas, incluindo o envelhecimento da força de trabalho e problemas de imigração. Em 2022, os EUA e a Europa Ocidental enfrentaram os maiores desafios de contratação e retenção em TI, de acordo com o Everest Group, mas a Índia e a Europa Central e Oriental não estão muito atrás.

Os esforços de transformação digital acelerados pela Covid também estão sobrecarregando a oferta. Os prazos de contratação e aquisição de uma variedade de habilidades digitais, incluindo nuvem, serviços de dados e segurança cibernética, estenderam-se de quatro a seis meses.

O atrito e os prazos de entrega podem estar se estabilizando, mas os líderes de TI que buscam competitividade de custos precisam reavaliar para onde enviam seus serviços de TI, diz Fong.

“Os locais em que sempre confiamos podem não ser necessariamente aqueles em que podemos confiar no futuro”, concorda Rickard, acrescentando que a mudança na demografia da força de trabalho está prestes a impactar as geografias populares de terceirização, com o crescimento da população em idade ativa devendo estagnar nas próximas décadas em países como Brasil, Colômbia e Costa Rica e diminuir em lugares como República Tcheca, Polônia e Lituânia, que são grandes fontes de talento tecnológico hoje. Agora pode ser um bom momento para dobrar a aposta na Índia, porque é onde está o talento, diz Rickard. “Trata-se de gerenciar o impacto agora, mas também pensar em qual estratégia de longo prazo eles precisam implantar”, diz ele. “Também estamos recebendo consultas agora em toda a África, o que é uma fonte enorme de talentos em potencial enquanto esperamos”.

A análise de custos é uma iniciativa contínua

Houve um aumento significativo nos preços de FTE offshore desde o primeiro semestre de 2021, de acordo com o Everest Group, com o maior aumento nas habilidades de última geração em infraestrutura e aplicativos de TI. A curva foi ainda mais acentuada para funções onshore, diz Fong.

É mais importante do que nunca comparar seus custos com o mercado. “Vimos exemplos em que as pessoas pensam que estão pagando uma boa taxa, negociam e ficam muito orgulhosas de obter uma redução de 10% ou mantê-la estável”, explica Rickard, “mas na verdade estão pagando muito acima do mercado e é por isso que um provedor pode oferecer uma taxa atraente”.

Os líderes de TI também devem avaliar o custo total de propriedade versus as taxas de um cartão. “Muitas vezes, a tabela de preços pode ser atraente, mas há muitos serviços complementares, custos operacionais ou custos de relacionamento e gerenciamento de contas a serem adicionados”, diz Rickard. “Trata-se realmente de entender qual é o custo total dessa operação”.

A maioria dos contratos de terceirização inclui uma cláusula de ajuste de custo de vida (COLA), que foi amplamente ignorada durante a Covid. Os líderes de TI devem ter em mente o valor de qualquer cláusula COLA com um incremento fixo vinculado ao Índice de Preços ao Consumidor ou um limite máximo em que você concorda com aumentos mínimos ou máximos. “As organizações estão percebendo que essas cláusulas existem para proteger os dois lados, para que as pessoas possam planejar e prever em torno disso”.

Os líderes de TI também devem entender que os aumentos salariais não devem levar a aumentos de preços equivalentes. Um aumento de 15% nos salários deve ter, no máximo, um impacto de 7% a 9% no preço, diz Rickard.

Outro fator sorrateiro do aumento de custos é a inflação de funções. Para reter os funcionários, muitos provedores de serviços têm oferecido promoções antecipadas aos recursos juniores, levando ao aumento dos custos para os clientes. Normalmente, os negócios de terceirização são compostos por cerca de 80% de profissionais de TI de nível inferior e 20% de cargos seniores. Mesmo uma ligeira mudança nesses índices pode levar a um aumento de 6% nos custos gerais para um cliente, de acordo com a análise do Everest Group.

Os líderes de TI devem revisar os índices de pessoal de seus fornecedores para procurar qualquer aumento nas funções seniores. “Pode haver uma razão genuína para contratar recursos mais seniores, como preocupações com a prestação de serviços ou complexidades do projeto”, diz Bhanushee Malhotra, Diretor de Prática de Sourcing e Gestão de Fornecedores do Everest Group. “Mas colocar recursos juniores em seu escalão sênior está se tornando uma norma, o que não deveria ser o caso”.

Entenda sua estratégia de força de trabalho de ponta a ponta

No passado, havia visibilidade limitada de como o sourcing de TI e a equipe de contingência se encaixavam na estratégia de força de trabalho mais ampla – principalmente entre os escritórios de compras. Agora, todos devem entender as necessidades da força de trabalho de TI, agora e no futuro, para gerenciar custos. “Não estamos falando de comprar widgets. No mundo dos serviços, estamos falando de capital humano, de pessoas”, diz Fong. “É importante pensar em como todas essas diferentes partes da força de trabalho se encaixam”.

Quando a TI enfrenta desafios de contratação ou retenção, ou institui um congelamento de contratações, é provável que a terceirização e a equipe de contingência aumentem para atender às necessidades de curto prazo. “Eles têm grandes projetos aos quais não podem adicionar o número de funcionários e, portanto, podem precisar trazer outro provedor” ou outros trabalhadores temporários, diz Fong. “Essas são fontes de talento muito interconectadas nas quais todos deveriam pensar”.

Os líderes de TI devem trabalhar com RH e outras partes interessadas de sourcing para criar estratégias de ponta a ponta. Isso envolverá avaliar a demanda futura com base nas necessidades de negócios e cenários externos, entender o perfil de oferta existente e as principais lacunas, avaliar as opções de contratação de talentos, combinar oferta e demanda de forma iterativa e monitorar a situação continuamente. “Parece muito com o processo de planejamento de demanda para a manufatura; só que estamos falando de pessoas”, diz Fong. “E as pessoas são muito mais sutis e difíceis”.

Vá além da economia de custos

Independentemente disso, é provável que os líderes de TI ainda lidem com o aumento dos custos dos serviços de TI, pelo menos em algumas áreas. Por isso, é importante mudar a narrativa da terceirização para o valor comercial, pois a terceirização de TI pode oferecer benefícios comerciais além da economia de custos. “Existe gestão de risco. Isso é garantir que haja um suprimento adequado em todos os momentos. É manter essas relações com os fornecedores e impulsionar o fluxo constante de ideias inovadoras”, diz Malhotra.

Os líderes de TI e compras devem integrar mais benefícios qualitativos em seus scorecards de terceirização. É importante “receber o crédito por tudo o que você fez nos últimos dois anos, seja garantindo que seu suprimento esteja disponível em todos os momentos ou apenas criando o tipo certo de impacto na organização”, diz Malhotra.

Em um momento em que a TI pode estar lutando para atingir as metas de economia de custos, é ainda mais importante que os acordos de terceirização continuem a funcionar em outras áreas. Ser transparente sobre o aumento dos custos, bem como sobre os benefícios contínuos que os provedores de serviços de TI estão oferecendo, é fundamental. “Todos sabemos que estamos em tempos inflacionários”, diz Fong, “portanto, ter essas conversas difíceis na frente é muito importante”.

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