Notícias

5 dicas para deixar as portas abertas ao sair de um emprego

Após anunciar a sua saída de um emprego, há alguns pontos que devem ser observados para garantir que você deixe as portas abertas junto à própria companhia e aos seus gestores e colegas de trabalho, conforme aponta a empresa especializada em recrutamento Robert Half.

Em um novo artigo sobre o assunto, a organização destaca cinco atitudes que podem te ajudar neste processo de consolidar a sua imagem em meio ao processo de saída de um emprego.

A lista inclui sempre manter um canal aberto de feedback com os seus gestores, traçar um plano de trabalho até o dia da saída, manter comunicação contínua sobre as suas tarefas nos últimos dias e sempre se manter acessível e focado.

Confira abaixo essas 5 dicas na íntegra, de acordo com a Robert Half.

Feedback

Mesmo que seu gestor ou a empresa não tenham uma cultura de feedbacks, você deve procurar mantê-los sempre a par de seus objetivos e pretensões.  Um gerente transparente pode te ajudar nos seus planos de carreira dentro da companhia. Em outros casos, ele pode reconhecer que a empresa não atende suas necessidades de carreira e vai compreender o motivo da saída.

Trace um plano

Ao pedir demissão, é fundamental listar as atividades e projetos que você realizará até a sua saída. Da mesma forma, ofereça ajuda na seleção de seu sucessor e indique as qualidades que este profissional precisa ter para ocupar o seu lugar.

Comunicação

Deixe o seu gestor a par das tarefas que você está realizando até a sua saída, se possível a cada dois dias ou até mesmo diariamente.  Desta forma, você não vai pegá-lo de surpresa se não cumprir o cronograma combinado. Caso ele esteja acompanhando o processo, vai entender que não é falta de comprometimento e, sim, por motivos alheios à sua vontade.

Seja acessível

Informe seus contatos e deixe claro que você está disponível para tirar dúvidas ou orientar algum processo depois que já tiver deixado a empresa. Mas se for necessário, imponha limites. Pode acontecer do futuro ex-gestor pedir mais alguns dias além do combinado. Seja claro, objetivo e negue a possibilidade com cuidado, já que cumpriu o prometido e a nova empresa está com expectativa de recebê-lo na data acordada.

Reputação

Mantenha o foco até o último dia. Não adianta realizar um bom trabalho ao longo dos anos e decepcionar seus coordenadores na reta final. Lembre-se que você depende deles para referências em trabalhos ou projetos futuros. Você era comprometido quando chegou na empresa e precisa ser profissional até o final. Aquele gestor pode inclusive querer recontratar o profissional se surgir uma oportunidade.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago