5 dicas de programação para melhorar o ranqueamento do e-commerce
O posicionamento do seu comércio eletrônico no Google pode influenciar diretamente nas vendas. Quando se fala em conteúdo, há uma série de medidas relacionadas a SEO (Search Engine Optimization), ou seja, ações para que a página do seu comércio eletrônico fique no topo entre os resultados de busca. Mas o desenvolvedor web da HostGator – um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença on-line do mundo -, Lucas Pelhon lembra que alguns passos envolvendo programação podem facilitar para que o e-commerce receba uma boa colocação.
Antes de tudo, é preciso ter em mente que SEO precisa fazer parte do planejamento de cada etapa do e-commerce. Por isso, os desenvolvedores precisam ter conhecimento das técnicas envolvendo otimização de sites.
Quando se fala em SEO, o impacto das alterações pode levar dias e até semanas. É diferente de outros aspectos da programação, em que os impactos são imediatos e um comando pode mudar tudo. No caso do SEO, o resultado de cada busca é determinada por um algoritmo e, como esse mecanismo de hierarquização varia com certa frequência, é importante estar atento aos seguintes fatores, na hora de programar:
Levando isso em conta, o desenvolvedor web da HostGator traz cinco dicas principais para melhorar o ranqueamento do e-commerce.
Para indicar a hierarquia das páginas internas de um site, use o sitemap. Para o melhor rastreamento, utilize os seguintes comandos:
use para indicar a importância de uma página
use para sugerir a frequência com que a página é modificada
use para sinalizar a data da última alteração
O sitemap.xml precisa ter todas as URLs do site. No caso de um site de e-commerce muito grande, vale a pena automatizar a criação do arquivo – sem esquecer de usar a tag de abertura e fechamento e especificar o namespace.
Segurança tem sido uma preocupação constante dos portais. Por isso, o HTTPS é um item indispensável, certificando aos visitantes que estão trafegando em um ambiente seguro. Sites sinalizados como seguros têm taxa de rejeição menor, o que também contribui para o melhor posicionamento nas buscas.
Nunca menospreze as tags. Elas são usadas como referência nos resultados dos mecanismos de pesquisa, guias de navegadores de internet, nas redes sociais e nos favoritos. É importante não deixar as tags em branco, respeitando os 70 caracteres, e priorizar palavras-chave, que descrevem a página.
A boa experiência dos usuários no celular é outro fator que favorece um bom ranqueamento. Para fazer um e-commerce responsivo em equipamentos mobile, a lógica é a mesma de um site tradicional. Mas a navegação do usuário precisa ser considerada e é preciso usar a tag meta viewport, indicando ao navegador as dimensões de ajuste da página, conforme o dispositivo de acesso.
Como SEO não é uma ciência exata, os fatores de ranqueamento podem mudar. Mas um dos fatores que mais podem contribuir para uma boa colocação no Google é a velocidade de carregamento. Quanto mais rápido o seu e-commerce rodar, em desktop e mobile, maiores as chances de ele aparecer entre os primeiros resultados de busca. Há algumas ferramentas gratuitas que ajudam a calcular a velocidade do portal.
Com essas dicas, o seu comércio eletrônico terá mais visibilidade no Google e, consequentemente, será mais visível para os clientes do seu e-commerce. Mas vale lembrar que, como no SEO tudo muda rápido, é preciso se atualizar sempre sobre o assunto.
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