Uma das linguagens de programação mais populares nos últimos anos, o Python é recomendado para aqueles que querem iniciar suas carreiras em tecnologia. A linguagem também é indicada, sobretudo, para projetos que envolvam recursos de machine learning e inteligência artificial.
Mas por que, afinal, Python se tornou uma linguagem tão popular entre os programadores? Muitos dos seus benefícios resultam da grande variedade de bibliotecas acumuladas desde seu lançamento, em 1991. De acordo com a última lista do índice Tiobe, Python figura entre as três principais linguagens mais buscadas entre os programadores.
E por onde começar a aprender? Na lista abaixo, reunimos opções para uma imersão inicial no mundo Python. Todos os cursos são on-line e gratuitos.
Em português, o curso elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) é voltado para todos que querem aprender não só a programar em Python, mas também os conceitos básicos da Ciência da Computação. O programa indica aos estudantes uma hora semanal de vídeos, mais 2 a 3 horas semanais de trabalhos práticos de exercícios de programação. No total, o programa dura 31 horas.
Como o título do curso sugere, você não precisa de nenhuma experiência prévia para se lançar nesta jornada. Neste curso, você aprenderá os fundamentos do Python. As aulas, com vídeos que somam mais de três horas de duração, mostrarão a base do que você precisa para estar confiante em Python. Todo o conteúdo está disponível em inglês.
Oferecido pela Universidade de Michigan, o curso oferece os conceitos fundamentais de programação, incluindo estruturas de dados, interfaces de programas de aplicativos em rede e bancos de dados, usando o Python. No projeto Capstone, você usará as tecnologias aprendidas em toda a especialização para projetar e criar seus próprios aplicativos para recuperação, processamento e visualização de dados. A estimativa é que alunos levem três meses para completar o curso, com uma dedicação de 11 horas por semana.
Este curso foi projetado para aqueles que querem colocar a mão na massa programando com Python. As aulas ensinam conceitos de programação desde o básico e incluem, além dos vídeos, uma série de exercícios e um projeto final, desenvolvido para que você possa implementar todos os tópicos aprendidos. As aulas do curso são em inglês.
Este curso também foi projetado para estudantes iniciantes. Nele, você aprenderá a versão mais recente do Python que é o Python 3, mais flexível que o Python 2. As aulas – em inglês – se debruçam sobre base em tipos de dados, variáveis, cadeias de caracteres, operadores, instruções condicionais, Loops, Lists e Dicionários. Depois de concluir o curso, alunos conseguirão, por conta própria, desenvolver pequenos projetos em Python.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…