O Google sabe que temos um problema com e-mail. Recebemos todos os dias muitas promoções, vários spams e mensagens de amigos e familiares. É aí que o app Inbox, nova ferramenta de gerenciamento da gigante de buscas disponível só para convidados, se encaixa.
O Inbox reinventa completamente sua caixa de entrada. O aplicativo não substitui o Gmail na web ou a sua aplicação móvel, mas integra-se com sua conta como alternativa de organizar e visualizar mensagens. Enquanto nossos hábitos on-line mudaram desde que o Google lançou o Gmail há dez anos, a empresa afirma que o e-mail não evoluiu com os usuários.
“Recebemos, mais do que nunca, informações importantes mensagens que muitas vezes se perdem, especialmente quando se usa o dispositivo móvel”, avalia Sundar Pichai, vice-presidente sênior de Android, Chrome e Aplicativos do Google. “Para muitos, lidar com o e-mail tornou-se uma tarefa diária”, completa.
A nova ferramenta do Google organiza, então, as mensagens em pacotes, como social, promoções e finanças. Ela também destaca informações importantes como detalhes do evento e fotos de amigos e familiares. Permite ainda controlar o que você quer ver – agora, mais tarde ou nunca mais – por meio de uma série de novas ações.
O design radical do Inbox e a abordagem de e-mail podem não ser para todos, mas também pode ser a solução que você procura. Abaixo, veja cinco características do app e como você pode usá-lo.
1. O Inbox é apenas para convidados
Ansioso para conhecer o app? Você terá de esperar. O lançamento é limitado e requer um convite de alguém que já tenha acesso. Se você tiver sorte o suficiente para ter acesso a um, poderá baixá-lo no Google Play ou na Apple Store.
Um convite dará acesso à versão deskop do Inbox, disponível apenas para o navegador Chrome. Caso queira entrar na lista é preciso enviar um e-mail para inbox@google.com e aguardar sua vez chegar.
O Inbox não substitui o aplicativo móvel do Gmail ou o site no desktop, é apenas uma alternativa. A ferramenta é uma nova experiência projetada e desenvolvida juntamente com o Gmail.
2. Agrupamento de mensagens por temas
Você notará que suas mensagens são agrupadas por data, com ‘hoje’ no topo, seguido por ‘ontem’, e, em seguida, este mês. O Inbox também aglutina suas mensagens em categorias.
Os pacotes de categorias incluem Social e Promoções, que já eram usados como opções na versão desktop do Gmail. Novas categorias incluem finanças, compras, que apresenta números de rastreamento e recibos, e viagem, para atualização de companhias aéreas e confirmações de hotel. Você pode criar seus pacotes, também.
3. Conheça os botões
O Inbox conta com uma série de botões que pode ser um pouco confuso para descobrir. A partir da caixa de entrada, você pode “varrer” uma categoria – indicadas por um ícone – o que descarta um pacote inteiro de e-mails. Ao varrer um pacote, essas mensagens são enviadas para um guia separado, batizado de The Done, que pode ser acessado a partir do menu no canto superior esquerdo. O The Done arquiva e-mails antigos.
Responder, encaminhar e criar e-mails são ações um pouco difíceis de localizar. Para responder ou encaminhar algo, abra o e-mail individual. Você verá um botão com três pontos acima ou ao lado do cabeçalho do e-mail, e outro dentro do e-mail que foi entregue. Clique ou toque para abrir a resposta ou escolher outras opções de desvio.
4. Use as funções Soneca e Lembretes
Duas das melhores funções do Inbox são a Soneca e o Lembrete. Nenhuma opção é particularmente nova, mas a inovação aqui é que o Inbox integrou os dois.
Na versão desktop do Inbox, passe o mouse sobre um e-mail e clique no ícone do relógio para abrir suas opções de Soneca. Assim, o app vai direcionar o e-mail para o topo da caixa de entrada na data e na hora que você escolher. No disposto móvel, deslize para a esquerda. Essa opção é útil para mensagens que você não tem tempo para responder no momento.
Lembretes é uma funcionalidade útil para ajudá-lo a ficar em dia com as tarefas. No dispositivo móvel, você pode configurar um lembrete baseado em localização com a opção “Escolher um local”. Isso requer que você ative a funcionalidade Localização em seu smartphone. Seus lembretes aparecerão na sua caixa de entrada e no Google Now.
5. Alternativa interessante
Inbox usa uma abordagem diferente de gerir o e-mail. Mas, como qualquer tecnologia, exige uma curva de aprendizado. Se você é um usuário de e-mail ocasional que prefere a natureza cronológica do Gmail, o Inbox, provavelmente, não é para você. Mas se você sentir como se estivesse se afogando no e-mail e procura uma maneira alternativa de gerenciá-lo, o Inbox aparece uma tentativa interessante.