Categories: Notícias

4 passos para uma liderança positiva na era do conhecimento

Embora muitas empresas não tenham se dado conta, vivemos em plena era do conhecimento. E mesmo assim, diversas companhias seguem atuando como se estivessem nos idos da revolução industrial e praticando a estrutura hierárquica e organizacional herdada de instituições como a igreja e o exército, que prezam pela disciplina e organização, onde a competência é apenas parte do processo. Mas isso já não cabe mais e é preciso se adaptar aos novos tempos e buscar solucionar os problemas de maneiras diferentes. Nesse sentido, o papel do líder é fundamental, como explica o professor, consultor e autor do livro Liderança Positiva Gilberto Guimarães, que abriu o terceiro dia do IT Forum+, na Praia do Forte (BA).

“Estamos no limiar de um novo tempo, onde redes sociais mudam as relações entre as pessoas e as estruturas de custo ficam de pernas para o ar. E se não nos atualizarmos seremos considerados obsoletos. Os novos tempos pedem nova estrutura de liderança, novos perfis. As empresas copiam estrutura organizacional que deram certo com disciplina e organização, como no exército e na igreja, mas isso não faz sentido no novo tempo. O chefe morreu. Vivemos na era do conhecimento. Não dá para ter estrutura rígida, de ordens”, aconselha.
Ao longo de sua apresentação, Guimarães fez analogias e lançou alertas aos quais muitas corporações não se atentam por se sentirem donas de seus produtos ou funcionários. Esquecem essas empresas que, na era do conhecimento, o produto está na cabeça do funcionário demitido que pode leva-lo e aplica-lo em qualquer outro local. Como lembrou o especialista, no filme “Tempos Modernos”, quando Charles Chaplin é demitido ele chora porque não tem como trabalhar, já que a ferramenta está dentro da fábrica, ao passo que um profissional criativo, ao deixar uma companhia, leva a ferramenta (seu cérebro e conhecimento) e seu produto (o conhecimento aplicado).
Diante do cenário proposto, Guimarães associa a figura do líder a um maestro e a empresa à uma orquestra. Ele mata métricas antigas, prevendo uma relação de organização de iguais, parceiros, associados. Também ensina que a avaliação não pode ter significado de julgamento, mas de prever em conjunto os resultados.
“O líder faz escolhas e para que tudo dê certo ele precisa se conhecer bem. Já a liderança positiva é uma forma de liderar que leva a movimentos e desempenhos acima do esperado. O otimista acha que o amanhã será melhor que hoje, os grandes líderes são otimistas”, frisa, propondo, então, quatro passos para esse processo de liderar positivamente.
1 – Cultive um clima positivo: induza emoções positivas no ambiente de trabalho. As pessoas são mais inteligentes e criativas nesse ambiente. Os profissionais sempre querem fazer o certo mas não conseguem. Além disso, agradeça o esforço e premie o resultado.

2 – Desenvolver relacionamentos positivos: crie rede de energizadores positivos. Tem que ser um centro de influência. Evite as pessoas de energia negativa. Todas as emoções humanas são contagiosas, não só o bocejo.

3 – Ter uma comunicação positiva e feedback positivo: use uma linguagem descritiva e evite avaliativa. Um líder nunca deve fazer juízo de valor, somente de fato. Comunicação apoiadora, comunica erros e faça correções sem ser crítico e negativo. Nunca faça juízo de valor e esse é um esforço que se aprende. Tem de ter controle emocional, mas basicamente conversa com ela em cima de uma estrutura descritiva. Perguntar o que aconteceu na situação, mas não apontar o dedo sobre a situação.

4 – Criar significados positivos: quando as pessoas sentem que têm propósito profundo e estão engajadas com o trabalho, influencia os resultados e a produtividade. As pessoas precisam ter vocação, se é um médico e não tem paciente, busca outros departamentos para checar se precisa de ajuda em outra área. Você não é faxineira de um hospital, mas aquela que impede infecção hospitalar, o trabalho muda, passa a ter impacto, passa a ser baseado em valores. O líder positivo coloca em cada um dos liderados conceito e significado no que faz.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago