Com o início de um novo ano, ficamos mais inspirados a adotar novos hábitos. Mas para além da disciplina na vida pessoal, há certos comportamentos que podemos adotar para melhorar a segurança de nossas informações.
Na lista abaixo, lembramos a importância de incorporar os quatro hábitos em sua rotina.
Talvez você ainda esteja apegado às mídias físicas para arquivar documentos importantes. No entanto, esses dispositivos estão sujeitos à degradação do tempo, além de poder ser facilmente perdidos ou até mesmo roubados. Um bom serviço de armazenamento em nuvem é uma alternativa segura. A maioria desses serviços oferece a opção de criptografar seus arquivos, tornando-os mais seguros contra ataques hacker, sem contar que ficam armazenados em data centers com monitoramento 24h.
O OneDrive da Microsoft e o Google Drive do Google são opções de nuvem que oferecem serviços limitados de forma gratuita.
Leia mais na IT Trends
Senhas como datas de aniversário ou de casamento podem ser facilmente descobertas por pessoas mal intencionadas. Estabelecer uma senha forte é fundamental para a segurança dos seus dados. Ao mesmo tempo, certifique-se que a senha escolhida não tenha sido vazada anteriormente, pois estas também são facilmente encontradas e testadas por cibercriminosos na hora de uma invasão.
Em 2019, a senha “123456” foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a pior senha do mundo, de acordo com a TeamsID, uma plataforma de gerenciamento de senhas corporativas da SplashData, empresa fornecedora de tecnologia em segurança de senhas.
Ainda com relação a senhas, a verificação de 2 fatores, ou 2FA é outro comportamento tecnológico que deve ser adotado em todos os sistemas de acesso digital de qualquer pessoa. Com a verificação de dois fatores, é necessário ter acesso ao celular pessoal do dono da conta, caso contrário não há como receber o código de verificação.
A maioria das redes sociais já oferece um serviço de verificação de dois fatores.
A única maneira das empresas desenvolvedoras garantirem a segurança de suas aplicações é oferecendo atualizações pontuais. Essas atualizações acontecem para otimizar algum processo, às vezes para deixar a aplicação mais rápida ou eficiente ou para deixá-la mais segura, mas em ambos os casos é necessário que o usuário autorize a atualização.
Quando uma falha de segurança é descoberta em algum programa, a empresa responsável normalmente publica um patch de atualização que corrige a falha o mais rápido possível. Sendo assim, é importante manter seus dispositivos atualizados, tanto com relação ao sistema operacional como em relação aos aplicativos nele instalados. A mesma dica é válida para antivírus e sistemas de segurança nativos como Windows Defender, por exemplo.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…