3 promessas e  3 desafios da inteligência artificial generativa para empresas de TI

A IA generativa recebe  uma tarefa e gera uma resposta ou uma solução que parece original. Exemplos comuns disso são o ChatGPT e o DALL-E.

Pode parecer mágica,  mas é apenas um vasto  banco de dados usado para criar algo novo. Por esse e outros motivos, é preciso tomar cuidado extra com essas ferramentas.

Entenda melhor as promessas e os desafios que esse tipo  de inteligência artificial pode levar às empresas de TI para estar preparado com as dicas do IT Forum.

Promessa 1 - Facilidade

Não é mais preciso gastar  tempo à procura de imagens, com correções de código, etc.  A inteligência artificial encarrega-se disso para você  e seus funcionários.

Desafio 1 - Usabilidade

É preciso oferecer um prompt para a IA entender a tarefa a  ser realizada. Se você não conseguir ser específico, pode ter dificuldades.

Promessa 2 - Trabalho conjunto

Existe a promessa de que essas tecnologias não irão substituir o trabalho das pessoas. No mundo ideal, elas vão trabalhar lado a lado com os humanos.

Desafio 2 -  Passo

Máquinas aprendem como humanos, mas executam ações com maior agilidade. Pessoas que não souberem utilizar a IA a favor podem ficar para trás.

Promessa 3 - Possibilidades novas

Mesmo que a IA torne alguns empregos obsoletos, ensinar crianças e colaboradores a  usá-las desde cedo pode abrir portas para novas oportunidades no futuro.

Desafio 3 - Aceitação

Um dos desafios da inteligência artificial é ser aceita como  uma nova ferramenta disponível para humanos, como qualquer outra. Ainda há muita resistência com o tema.

Viu só como basta um olhar diferenciado para enxergar as oportunidades que a IA oferece para uma empresa de TI? Saiba mais sobre o tema com o IT Forum!