Notícias

3 passos para evoluir a inovação na sua empresa

Quando o assunto é inovação, o primeiro passo a ser dado por uma empresa, e o mais importante, é realizar um processo de reflexão para tentar entender em que momento a operação ficou adormecida na criação de novos processos que acompanham a demanda do mercado e, em especial, do novo consumidor. Resgatando isso, é possível estabelecer uma estratégia de inovação alinhada ao propósito da empresa. E essa possibilidade aumenta quando se trata de uma empresa com o DNA inovador.

O segundo passo a ser dado é entender os problemas atuais da corporação, uma tarefa que irá ajudar no direcionamento das ações para estabelecer quais processos deverão ser sistematizados para alcançar a sua inovação. Existem situações em que a empresa já pode estar desenvolvendo bem o intraempreendedorismo, resolvendo diversos problemas do dia a dia com ideias da própria organização.

Neste estágio, é natural começar a vislumbrar espaços para ideias ou soluções que venham de fora, e naturalmente passam a buscar pela inovação aberta, ou externa. Esta pode agregar valor e acelerar a transformação de ideias em produtos. Porém, neste estágio, uma ferramenta que gerencie as ideias se faz necessária para que sejam analisadas as iniciativas e rapidamente avaliada as viabilidades para entender o impacto no negócio.

O terceiro ponto, que deve ser considerado como prioritário para evoluir as iniciativas planejadas, tornando-se um direcionador da inovação, é o uso dos KPIs, ou seja, os indicadores. Aqui, será possível avaliar qual é a capacidade de operação da inovação interna. Já estamos cansados de saber que inovação sem execução é ilusão e, por isso, indicadores como percentual de ideias implementadas sobre ideias capturadas dá uma boa noção de que rumo está tomando a inovação.

Para continuarem competitivas, as empresas precisam estruturar e sistematizar seu processo de inovação, ou seja, é como criar incubadoras internas. Se o processo não for realizado de forma organizada, o caminho para a evolução pode não acontecer, pois é preciso ser rápido para avaliar e decidir sua evolução. E você, está preparado para organizar e iniciar o seu processo de inovação?

*Por Angelo Roque, líder de inovação da Parabolt, empresa que transforma ideias inovadoras em negócios disruptivos e escaláveis.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago