As apostas nunca foram tão altas para a adoção de inteligência artificial. Os CIOs e outros executivos de nível C estão bem cientes da necessidade de utilizar a tecnologia para impulsionar toda a organização, tornando a IA uma fonte de agilidade e competitividade.
Um novo relatório da Accenture constatou que 84% dos executivos de alto escalão consideram a IA fundamental para atingir os seus objetivos de crescimento. Para três quartos, falhar ao escalar a solução pode colocá-los fora do mercado em cinco anos. Já 76% reconhecem estar trabalhando para impulsionar a IA nas suas organizações.
A pesquisa aponta para três fatores de sucesso para escalar a IA: um compromisso do C-suite com a implantação da tecnologia, uma base sólida de dados e equipes multidisciplinares em toda a organização.
As iniciativas de IA que não estão firmemente baseadas na estratégia de negócios e que não possuem uma estrutura de supervisão e gerenciamento são mais lentas para progredir. É necessário ter uma estratégia e um modelo operacional claramente definidos, um processo de negócios flexível, responsáveis para avaliar o trabalho e níveis adequados de financiamento.
Quase todas as empresas pesquisadas (95%) concordam com a importância dos dados como base para o dimensionamento da IA. No entanto, depois de anos coletando, armazenando, analisando e reconfigurando uma grande quantidade de informações, a maioria das organizações luta para limpar, gerenciar, manter e utilizar os dados.
As empresas precisam se concentrar nos dados críticos para os negócios e em como estruturá-los e gerenciá-los. As organizações que possuem um conjunto de dados maior e mais preciso – e que são capazes de integrar conjuntos de dados internos e externos como prática padrão – terão mais sucesso. Além disso, é importante usar as ferramentas de IA certas para gerenciar as informações. Ferramentas como Data Lake, engenharia de dados / ciência de dados e recursos de pesquisa e análises são importantes. É preciso estar focado em garantir que dados relevantes e corretos estejam disponíveis para apoiar os seus esforços em IA. Vale destacar que as empresas não devem usar os dados como desculpa para desacelerar ou limitar os seus planos.
Embora anteriormente se pensasse que a implantação da IA deveria ser liderada exclusivamente pelo departamento de TI, a pesquisa mostra que, para expandir com sucesso a sua aplicação, as empresas devem incorporar equipes multidisciplinares em toda a organização. Esses times devem ser compostos por cientistas de dados; modeladores de dados; engenheiros de machine learning, dados e IA; especialistas em visualização; qualidade de dados, treinamento e comunicação, além de outros especialistas.
Embora os CIOs ainda possam desempenhar um papel fundamental para garantir que essas equipes sejam respeitadas e estejam alinhadas com a visão do C-suite, é importante deixar de apostar neles exclusivamente para o impulsionamento da IA nas empresas. A incorporação de especialistas em IA em toda a organização permite mudanças mais rápidas de cultura e comportamento. Ao garantir que os funcionários tenham um entendimento completo do que é a IA e como ela se aplica ao seu papel cotidianamente, eles ficarão mais dispostos a aceitar a tecnologia.
Empresas de todos os setores estão usando a IA para mudar a estrutura do que fazem e como fazem. O dimensionamento bem-sucedido da IA permite que as organizações obtenham uma série de benefícios, desde experiências aprimoradas do cliente até o aumento da produtividade dos colaboradores. Utilizar a IA da forma correta é o caminho para garantir que ela seja a base do crescimento dos negócios.
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