CIOs continuam sob forte pressão para inovar e direcionar novas tecnologias que possam levar as empresas ao topo do ranking de atuação. Ao mesmo tempo, eles precisam melhorar sistemas legados e infraestruturas para garantir uma equipe de TI motivada e talentosa.
Não há dúvidas de que os CIOs estão se sentindo como se estivessem fazendo malabarismo com serras elétricas enquanto andam em uma corda fina. Eles estão tão focados em projetos críticos ou em manter serviços básicos e frequentemente cometem erros cruciais, muitos dos quais podem ser fatais para suas carreiras. Confira abaixo quais são os erros mais cometidos pelos CIOs e como eles podem ser enfrentados da maneira correta.
CIOs mantém-se atrelados a tecnologias por muito tempo
Projetos tecnológicos tendem a consumir muito tempo, ser complexos e caros. Então, uma vez que a companhia tiver feito grandes investimentos em infraestrutura ou entregue uma aplicação complexa, ela se mantém atrelada a essa tecnologia por muito tempo, resistindo a observar outras alternativas.
Os clientes e os usuários de tecnologia esperam por mais atualmente. Deixando de lado a tendência do bring your own device (BYOD), CIOs precisam encontrar novas formas de possibilitar uma melhora experiência do usuário ao mesmo tempo em que avaliam o custo, a complexidade e a segurança.
Como exemplo, embora pareça ser mais simples permanecer com a plataforma de mensagem on-premise legada, você poderá adotar uma plataforma colaborativa na nuvem que combine ferramentas de mensagem, voz, vídeo e mídia social.
A questão mais ampla é: sua companhia tem uma estratégia de TI dinâmica e um roadmap tecnológico alinhado à sua estratégia corporativa, ou você está tão ultrapassado que não sabe como se atualizar? “O ponto principal para o início e o fim do negócio é manter sua estratégia de TI sempre atualizada”, afirma Frank Modruson, CIO da Accenture. Seu roadmap tecnológico deverá sempre ser um fator em requisições de mudanças corporativas e permitir experimentos e projetos pilotos.
Tecnologia da informação perdeu o contato com os usuários
Tipicamente, os CIOs atendem às necessidades e às prioridades com base no depoimento de um profissional mais sênior. Pedir para o seu chefe é uma coisa, mas perder os sinais das necessidades dos usuários e clientes é outra. A insatisfação do usuário torna mais rápida a busca por cadeias de gerenciamento. A ubiquidade da tecnologia, e o seu fácil acesso e a gratificação instantânea, aumentam de forma considerável a expectativa dos usuários de TI corporativa.
Organizações globais frequentemente possuem um fluxo de trabalho com mais de 80% dos usuários trabalhando de forma remota ou em home office interagindo apenas com a TI corporativa por meio do help desk ou por um dispositivo fornecido pela companhia. Devido à esse cenário, não é surpreendente que pesquisa anual de uma companhia tenha apontado que os funcionários reclamaram da falta de ferramentas e tecnologias efetivas. Mas o gerenciamento sênior e o CIO ficaram chocados com o resultado pois eles haviam investido recentemente milhões em uma nova plataforma de comunicação unificada. Essa desconexão foi o suficiente para acabar com a carreira do CIO daquela companhia.
A TI precisa medir, de forma pró-ativa, todos os sentimentos dos consumidores e atuar baseado neles. Pesquisas simples são uma ótima forma de mensurar a aceitação da comunidade de TI. Um CIO criou um blog e plataforma social onde compartilhava sua estratégia e os desafios, além de responder às dúvidas dos usuários.
Falha ao comunicar o valor da TI
O insucesso dos CIOs em criar um marketing formal e planos de comunicação para a TI é um problema real. Muitos CIOs e seus times de liderança cresceram em tecnologia e não ficam confortáveis em comunicar e vender o valor da TI. Os CIOs também ficam preocupados em divulgar seus sucessos de forma consistente e isso se virar contra eles caso um projeto falhe.
CIOs e seus times geralmente estão muito ocupados para se comunicar de forma pró-ativa com investidores-chave e a base de usuários. Embora eles nunca consigam fazer todos felizes, quando os CIOs tentam comunicar a estratégia de TI, mostram alguns acertos e são transparentes quando as coisas dão errado. Dessa forma, os usuários são mais compreensivos e dão mais apoio.
CIOs podem usar uma campanha de marketing efetiva para construir uma marca positiva e também utilizá-la para motivar a equipe de TI. Para dar certo, esse plano de marketing deve conter:
• Estratégia de TI. A estratégia precisa refletir a estratégia corporativa da companhia e precisa valer por pelo menos três anos. Ela deve ser transcrita nos jargões corporativos da companhia e/ou indústria. E o mais importante: mantenha-a simples.
• Roadmaps tecnológicos. Publique seu roadmap tecnológico anual e compartilhe para os usuários. Atualize-o trimestralmente e reflita pontos-chave. Como exemplo, se você trabalhar em um sistema de comunicação integrada, foque nas novas funcionalidades e benefícios para os usuários. Observe o feedback obtido a partir de pesquisas e comunidades on-line.
• Métricas. Publique uma série de métricas quantitativas e qualitativas simples. Exemplos: qual a disponibilidade dos sistemas críticos e os resultados trimestrais. Ser transparente e reconhecer erros, assim como os sucessos, irão criar uma relação de credibilidade no longo prazo.
TI e sua reputação irão se manter estáveis frente a esses desafios? A má notícia é que, em muitos casos, a resposta é não. A boa notícia é que esses problemas podem ser enfrentados e postos de lado. Quanto mais cedo você começar, mais cedo evitará a possibilidade de se tornar um ex-CIO.