Nufarm reduz custos e garante disponibilidade ao centralizar processos de compras

Diante de deficiências nos processos de compras em sua cadeia mundial, a Nufarm, fabricante australiana de defensivos agrícolas presente em 101 países, incluindo o Brasil – onde está presente há 56 anos – decidiu, em novembro do ano passado, centralizar essa operação.

Para acompanhar o crescimento da companhia, foi preciso melhorar planejamento, compra e distribuição dos produtos nas quatro regiões em que ela atua: Américas (Canadá e EUA), América Latina, Europa e Ásia e Austrália e Nova Zelândia.

“Nossa empresa não conseguia otimizar as sinergias globalmente, e as necessidades de uma cadeia de suprimentos que desse suporte aos futuros planos de negócios passou a ser crucial para o negócio”, comenta Marcos Bueno de Oliveira, gerente de TI Latam da Nufarm.

O grupo, então, implementou em toda a cadeia mundial o Oracle Demantra, solução que conta com recursos para gerenciamento de demanda, gestão de vendas em tempo real e planejamento de operações, entre outros. Desta forma, todas as informações sobre produtos, códigos e tabelas de preços de todas as unidades foram centralizadas
em um único sistema.

Ricardo Chequim, líder de planejamento de processos de demanda Latam da Nufarm, ressalta que o alinhamento da área de TI com a de operações foi benéfico para o êxito do projeto. “A complexidade do ERP é muito grande. A equipe de TI veio com a parte técnica totalmente alinhada aos negócios da empresa, trazendo uma solução para
adequarmos a demanda para o nosso mercado”, conta.

Benefícios alcançados

Ainda de acordo com Chequim, antes da adoção do Oracle Demantra, toda consolidação da informação era feita pelo Excel e, posteriormente, enviado em um arquivo para a Austrália, que centralizava todos os dados. “Hoje, as informações estão disponíveis de maneira padronizada e em tempo real”, comemora.

A disponibilidade de produtos também foi aprimorada. Agora, há uma melhor visibilidade do portfólio. Além disso, a Nufarm conseguiu aprimorar as negociações com seus clientes e reduzir seus custos em quase US$ 9 milhões somente na região Latam (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México).

Após o sucesso da primeira fase do projeto, a companhia pretende expandir a solução para toda sua cadeia logística (supply chain), em dezembro. Em um futuro próximo, a empresa planeja ainda eliminar todos os ERPs.

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