Diante de deficiências nos processos de compras em sua cadeia mundial, a Nufarm, fabricante australiana de defensivos agrícolas presente em 101 países, incluindo o Brasil – onde está presente há 56 anos – decidiu, em novembro do ano passado, centralizar essa operação.
Para acompanhar o crescimento da companhia, foi preciso melhorar planejamento, compra e distribuição dos produtos nas quatro regiões em que ela atua: Américas (Canadá e EUA), América Latina, Europa e Ásia e Austrália e Nova Zelândia.
“Nossa empresa não conseguia otimizar as sinergias globalmente, e as necessidades de uma cadeia de suprimentos que desse suporte aos futuros planos de negócios passou a ser crucial para o negócio”, comenta Marcos Bueno de Oliveira, gerente de TI Latam da Nufarm.
O grupo, então, implementou em toda a cadeia mundial o Oracle Demantra, solução que conta com recursos para gerenciamento de demanda, gestão de vendas em tempo real e planejamento de operações, entre outros. Desta forma, todas as informações sobre produtos, códigos e tabelas de preços de todas as unidades foram centralizadas
em um único sistema.
Ricardo Chequim, líder de planejamento de processos de demanda Latam da Nufarm, ressalta que o alinhamento da área de TI com a de operações foi benéfico para o êxito do projeto. “A complexidade do ERP é muito grande. A equipe de TI veio com a parte técnica totalmente alinhada aos negócios da empresa, trazendo uma solução para
adequarmos a demanda para o nosso mercado”, conta.
Ainda de acordo com Chequim, antes da adoção do Oracle Demantra, toda consolidação da informação era feita pelo Excel e, posteriormente, enviado em um arquivo para a Austrália, que centralizava todos os dados. “Hoje, as informações estão disponíveis de maneira padronizada e em tempo real”, comemora.
A disponibilidade de produtos também foi aprimorada. Agora, há uma melhor visibilidade do portfólio. Além disso, a Nufarm conseguiu aprimorar as negociações com seus clientes e reduzir seus custos em quase US$ 9 milhões somente na região Latam (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México).
Após o sucesso da primeira fase do projeto, a companhia pretende expandir a solução para toda sua cadeia logística (supply chain), em dezembro. Em um futuro próximo, a empresa planeja ainda eliminar todos os ERPs.
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