10 habilidades que os profissionais precisarão desenvolver até 2020

A CINQ Technologies listou informações sobre as habilidades necessárias para se manter competitivo no século XXI. Segundo a empresa, o Fórum Econômico Mundial elencou dez habilidades que os profissionais precisarão desenvolver até 2020. São elas:

  1. Solução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Flexibilidade cognitiva
  5. Coordenação com os outros
  6. Inteligência emocional
  7. Tomada de decisão
  8. Orientação para serviços
  9. Negociação
  10. Gestão de pessoas

Com o propósito de vivenciar essas habilidades na prática, a CINQ Technologies participou do 2020xp, evento organizado pelo Aldeia Coworking, que aconteceu no último final de semana (28 e 29/09) em Curitiba-PR, com a participação de mais de 200 pessoas.

No encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos de cerca de 60 pessoas por equipe para vivenciar experiências imersivas, com o intuito de afiar o machado com relação ao que se espera dos profissionais do futuro no presente das organizações.

A experiência enxergar foi ministrada por Carolina Haro, a qual foi morar na Tailândia com 15 anos e de lá trouxe na bagagem o aprendizado da empatia e da flexibilidade cognitiva. A facilitadora abordou temas como pensamento crítico, neurociência (cérebro automático e cérebro consciente) e técnicas como mindfulness (concentrar-se na respiração para atenção plena) e safári urbano para alinhamento do que é nosso filtro e quais os filtros das outras personas com o intuito de vivenciarmos a empatia.

Ela desafiou os participantes a viverem com a curiosidade de uma criança para enxergar o mundo com diversos filtros. Carolina trabalhou com os participantes as seguintes habilidades: 1. Pensamento crítico | 2. Flexibilidade cognitiva.

Fred Amstel (PhD em Filosofia, Design e Arquitetura, um dos grandes nomes do Design Thinking) ministrou a experiência resolver por meio da técnica do lego serious play para solucionar problemas complexos. As habilidades vivenciadas foram: 3. Criatividade | 4. Coordenação | 5. Solução de problemas complexos.

Na experiência centrar, Marcelo Alves, maratonista extremo que correu 7 maratonas em 7 continentes em 7 dias, realizou dinâmicas para tomadas de decisão em momentos de alto estresse e desafiou os participantes nas seguintes habilidades: 6. Inteligência emocional | 7. Tomada de decisão.

Wilma Morais, líder da Academia Nacional de Coaching, por sua vez, facilitou a experiência liderar e realizou dinâmicas como da torre de macarrão com marshmallow, além da aplicação de vários diagnósticos de liderança com o objetivo de disseminar as habilidades: 8. Gestão de pessoas | 9. Orientação para servir |10. Negociação.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago