10 dicas para tirar ideias do papel e criar uma startup

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2:13 pm - 27 de janeiro de 2016

Felipe Matos, fundador da Startup Farm, aceleradora de startups baseada em São Paulo, é referência nacional e internacional em empreendedorismo digital e desenvolvimento de startups. Por isso, nada melhor do que ouvir de um expert dicas para montar uma empresa. 

O executivo, que há 16 anos atua no segmento, falou em painel na Campus Party na manhã de hoje (27/1) e listou dez passos para quem tem o sonho de montar um negócio. “Desde a fase da Ideia, até o crescimento, é preciso passar por algumas etapas como modelos de negócios, métricas etc”, orienta. Confira abaixo as dicas.

1. Não tenha medo de expor sua ideia

“Se livre dessa história de que falar sobre sua ideia vai fazer com que os outros a roubem”, aconselha Matos, acrescentando que afinal de contas uma ideia vale quase nada quando se está na cabeça das pessoas. 

Segundo ele, nessa fase, o mais interessante é se conectar com pessoas e falar sobre a ideia para o maior número de pessoas, especialmente para potenciais usuários e parceiros. Matos relata que ao conversar com as pessoas é possível refinar a ideia e isso pode ajudar a ter insights para os negócios.

O empreendedor citou como exemplo Claudio de Castro, da OneCloud, que começou sua startup na Startup Weekend. “Se não fosse o contato com outros empreendedores no evento, ele não teria conhecido seus sócios e investidores para ouvir opiniões”, relata. 

2. Valide o projeto no mercado

Segundo Matos, alguns empreendedores tendem a achar que tiveram a melhor ideia do mundo. Ele propõe muita calma nessa hora. “É preciso validar se essa é a melhor ideia do mundo mesmo”, indica, acrescentando que é necessário identificar se as pessoas querem o produto da sua empresa e se elas estão dispostas a pagar por ele. Outra dica de ouro nessa fase é falar com potenciais clientes, entendendo suas necessidades e desejos. “Com isso, você realizará o desenvolvimento de forma mais assertiva”, observa.

3. Forme um time complementar

Ninguém faz nada sozinho, não é mesmo? Com isso em mente, monte um time com que se complete, com base em quatro competências: tecnologia, operação, vendas e gestão. E para formar um bom time, ele recomenda utilizar sua rede de contatos. Contudo, há uma pegadinha aqui: admiração pessoal mútua e entrosamento são fundamentais. “Ter um acordo bom de sociedade também evita problemas no futuro”, diz, emendando na quarta dica.

>> Confira em tempo real a cobertura completa da Campus Party 2016

4. Tenha um acordo de sócios

Matos assinala que uma das principais causas de falhas em startups são problemas societários. Naturalmente, não dá para evitar que isso aconteça. No entanto, é possível prevenir ao máximo danos para que o negócio não sofra as consequências. Uma maneira de evitar isso é ter um acordo de sócios, que, basicamente, é um contrato. É esse documento, segundo Matos, que vai balizar o que acontece se um sócio deixar o negócio, respondendo a questões como: como ficarão as ações e se um sócio não entregar o resultado esperado?

Assim, de acordo com ele, o principal item do acordo do sócio é o vesting. Com o vesting, as ações dos sócios são desbloqueadas ao longo do tempo. É como um game. Se um sócio sair antes do período determinado, terá direito a apenas parte das ações desbloqueadas durante esse período.

5. Teste até encontrar um modelo de negócios que funcione

Testar, testar e testas. Um dos principais desafios de uma startup em fase inicial é encontrar o modelo correto de negócios, que seja bem aceito pelo mercado e seja repetível, escalável e possa crescer rapidamente. Por isso, teste o máximo possível. É como um jogo de tentativa e erro, o mesmo modelo usado pelo inventor Thomas Edison, que fez 1 mil modelos de lâmpadas até chegar ao projeto final.

6. Conheça suas métricas

Não se pode avaliar o que não se mede. Aqui nesse ponto é preciso definir quais métricas usar. Isso varia de negócio para negócios. O conselho mais valioso nesse item é tomar cuidado com as métricas que Matos batizou de métricas de vaidade. “Você tem 20 mil likes no Facebook? Ok, mas o que isso representa para o seu negócio? Para cada tipo de negócio há uma métrica específica”, afirma. Para entender melhor o universo das métricas, Matos recomenda a leitura do livro em inglês Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster, de Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz.]

>> Veja também: Felipe Matos conta em vídeo maior erro do empreendedor

7. Seja rápido na execução, e se não está funcionando, falhe logo e arrume logo

Se você encontrou um modelo que está funcionando, é hora de colocar o pé no acelerador. Nesse momento, é preciso de uma estratégia de go to market, observa Matos.

Segundo ele, há muitas instituições que podem apoiar o empreendedor nessa fase, como incubadoras de empresas, aceleradoras e programas de capacitação para startups. “Procure apoio especializado para acelerar seu processo de crescimento. Esse é o momento mais indicado para a busca de capital para crescimento dos negócios”, analisa.

8. Tenha um plano pró-ativo para captação de recursos

Na hora de buscar dinheiro, é vital ter uma estratégia clara. Isso porque, segundo Matos, investidor não traz só dinheiro, mas conhecimento, contatos e apoio à gestão. “É o chamado capital inteligente. Pense nisso.” Há ainda editais e aportes públicos. Além disso, outra dica vital é prestar atenção nos termos. 

Um negócio que pode parecer interessante, pode estar cheio de pegadinhas. Busque uma assessoria jurídica. “Já vi vários casos que os termos colocaram o empreendedor em situação delicada lá na frente”, afirma.

9. Construa uma cultura e valorize seu time

Com o tempo, a empresa cresce e tem de criar processos. No meio do caminho, muitas vezes a cultura se perde. Nunca se esqueça da identidade e da cultura da sua empresa. “Parece bobagem, mas as companhias mais dão certo investem em manter a cultura e isso é, em grande parte, papel do fundador.”

10. Pense grande

Se você tem uma empresa e ela passou bem-sucedida por todos os pontos citados acima, por que não ampliar as fronteiras e dominar o mundo? Matos recomenda a internacionalização dos negócios.Hora de desistir?O empreendedor nato nunca desiste. Mas há o momento certo de saber se sua ideia de fato não vai para frente. Matos afirma que um bom indicador é se você passou muito tempo tentando vender sua ideia e continua sozinho. “Isso quer dizer que você não conseguiu convencer ninguém. Talvez seja melhor desistir dela ou mudar”, finaliza.

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